Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7353
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRocha, Edite Maria Oliveira dapt
dc.contributor.authorSoeiro, Vasco Alexandre Dominguespt
dc.date.accessioned2012-03-16T15:48:30Z-
dc.date.available2012-03-16T15:48:30Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/7353-
dc.descriptionMestrado em Músicapt
dc.description.abstractMarcel Dupré (1886-1971) foi considerado um dos mais importantes organistas, particularmente pela sua excepcional capacidade de improvisação. A obra Symphonie-Passion (1924), fruto de uma improvisação realizada por este organista e compositor num concerto efectuado em Wanamaker Department, Philadelphia a 8 de Dezembro de 1921, baseou-se em quatro temas gregorianos atribuídos para o seu acto criativo: Jesu Redemptor Omnium, Adeste Fideles, Stabat Mater Dolorosa, Adorote Devote. O objectivo deste Documento de Apoio ao Projecto (DAP) visa, por um lado, identificar o relacionamento existente entre os conceitos de música litúrgica, representados pelos quatros temas gregorianos nesta obra, e respectiva influência no acto criativo de Marcel Dupré e, por outro, abordar questões de interpretação e problemática da registação e adaptação desta obra ao órgão sinfónico da Igreja da Lapa no Porto, de forma a promover uma performance devidamente fundamentada.pt
dc.description.abstractMarcel Dupré (1886-1971) was considered one of the most important organists, particularly for its exceptional ability to improvise. The work Symphonie- Passion (1924) was the result of an improvisation performed by this organist and composer in a concert in Wanamaker Department, Philadelphia on 8th December 1921, based on four themes attributed Gregorian-chant for his creative act: Jesu Redemptor Omnium, Adeste Fideles, Stabat Mater Dolorosa, Adorote Devote. The purpose of this Documento de Apoio ao Projecto aims on one hand, to identify the relationship between the concepts of liturgical music, represented by the four Gregorian themes in this work and its influence on the creative act Marcel Dupré, and in other hand, in order to promote an informed performance, to make an approach to interpretations issues and registration, as the adaptation of this work to the symphonic organ of the Lapa Church in Porto.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAnálise musicalpt
dc.subjectMúsica sacrapt
dc.subjectCanto gregorianopt
dc.subjectMúsica para orgãopt
dc.subjectImprovisação (Música)pt
dc.titleSymphonie-passion de Dupré: da música litúrgica à sinfónica para órgãopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
245048.pdf3.7 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.