Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7260
Title: A violência na e da escola
Author: Pedro, A.
Keywords: Violência
Escola
Prevenção
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade da Madeira
Abstract: Este estudo trata da questão da violência escolar, quer a que ocorre na escola, fruto de pressões externas, culturais, sociais e familiares, quer a decorrente das estruturas de funcionamento e organização da própria escola, reflectindo-se em todos os que nela vivem e participam. No entanto, apesar de esta última forma de violência a que nos referimos -a violência institucional- ser a menos frequentemente referida, consideramos, por isso, fundamental intervir ao nível da formação inicial de professores, com o objectivo de melhorar a capacitação destes futuros profissionais permanentemente sujeitos à inovação educacional. Neste sentido, não quisemos deixar de contribuir para este objectivo através da criação do módulo de formação inicial, por nós desenvolvido, A violência na escola: formar para intervir, intervir para prevenir, no âmbito do Projecto Europeu NOVAS RES - Rede europeia de luta contra a violência na escola. Assim, abordar a questão da violência da e na escola mais não constitui do que uma oportunidade para reflectir sobre as suas finalidades e dinâmicas, bem como sobre a sua organização e funcionamento por forma a redefinir o modo, as exigências e as condições de vida dos cidadãos que a integram, bem como o papel que desejam vir a desempenhar na sociedade que os integra, reconhecendo os sujeitos como produtores de sentido(s).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/7260
Publisher Version: www3.uma.pt/blogs/dce/?page_id=62
Appears in Collections:DE - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Violência na e da escolaI.pdfDocumento principal92.79 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.