Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7135
Title: Currículos específicos individuais: a voz dos alunos
Author: Santos, Maria Manuela Estima Lopes dos
Advisor: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Keywords: Educação especial
Motivação para a aprendizagem
Motivação dos alunos
Planeamento de currículos
Desenvolvimento de currículos
Defense Date: Jul-2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho pretende analisar a estratégia adoptada pela escola para corresponder às necessidades educativas especiais dos alunos que beneficiam da medida de Currículo Específico Individual, operacionalizada e coordenada através da implementação de um Projecto específico. Procurou-se centrar a análise, de modo particular, na perspectiva dos alunos e explorar o efeito dessa resposta na construção do auto-conceito para perceber a validade do Projecto, enquanto mediador da implementação dos princípios da Educação Inclusiva e garante de cidadania. O modelo educativo que se privilegia é o da pedagogia da participação e o objectivo geral é que, tanto as políticas como as práticas, apoiem todos os alunos a implicar-se no processo de aprendizagem, derivando em alunos com elevado bem-estar emocional que desenvolvem um auto-conceito positivo e fazem aprendizagens significativas.
This work has been developed in order to analyse the school’s strategies adopted to fit the Special Educational Needs of students who benefit from the Specific Individual Curriculum. These strategies have been coordinated and implemented through a specific Project. It was intended to focus the analysis on the students’ perspective, particularly, and to explore the effect of these strategies in the building of self-concept in order to understand the Projects’ validity as a mediator of the Inclusive Education principles and warranty of citizenship. The chosen educational model was the pedagogy of participation whose main purpose is to support, both in politics as in practices, all students to get involved in the learning process, leading to students with high emotional well-being, who develop a positive self-concept and perform meaningful learning’s.
URI: http://hdl.handle.net/10773/7135
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5205.pdf7.59 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.