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http://hdl.handle.net/10773/6985
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Pedro, Ana | pt |
dc.contributor.author | Libório, Ofélia | pt |
dc.date.accessioned | 2012-02-28T11:41:50Z | - |
dc.date.available | 2012-02-28T11:41:50Z | - |
dc.date.issued | 2007-09 | - |
dc.identifier.issn | 1138-1663 | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/6985 | - |
dc.description.abstract | Nesta comunicação propomo-nos reflectir em torno de uma questão que tem estado afastada das abordagens pedagógicas em educação pré-escolar: a relação das crianças com o saber. Habitualmente, e porque por saber se entende a corporização de uma selecção cultural determinada oficialmente (currículo prescrito), esta questão não é considerada central em educação pré-escolar. Porém, os currículos existem, são apreensíveis e veiculam saberes, pelo que a questão se torna pertinente. Os discursos pedagógicos baseados na teoria normativa ancoradas na visão antinómica pedagogia tradicional/transmissiva versus novas pedagogia/activa e, simultaneamente, fundadas nas teorias psicológicas, opondo ambientalismo ao desenvolvimentismo e construtivismo apresentam limitações que necessitam ser superadas pelo educador que trabalha com crianças concretas, já que a positividade das relações com o saber pode ser apoiada pela atenção dada a formas de relação pessoais e grupais particulares. É um facto que o conhecimento das crianças reais é inevitavelmente informado pelo que julgamos saber sobre elas (Walsh & Graue, 2003), que não podemos simplesmente esquecê-lo nas situações de interacção, seja no papel de educadores, ou de investigadores. Porém, torna-se necessária uma mudança de atitude com vista à construção de conhecimento que permita o questionamento, facto que exige uma atitude exploratória, que se abra a todas as possibilidades, o que pode ocorrer, do nosso ponto de vista, através da atitude fenomenológica de colocar entre parênteses o que sabemos sobre elas. Esta abordagem comporta em si implicações importantes, nomeadamente, no que diz respeito à concepção do currículo em que crianças e educadores possuem interesses que necessitam encontrar-se. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Coruña | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | discursos pedagógicos | pt |
dc.subject | antinomias pedagógicas | pt |
dc.subject | crianças | pt |
dc.subject | conhecimento | pt |
dc.title | A relação das crianças com o saber em educação pré-escolar: subsídios de um estudo em filosofia da educação. | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.distribution | international | pt |
degois.publication.firstPage | 2432 | pt |
degois.publication.issue | Número Extraordinario 1 | pt |
degois.publication.lastPage | 2442 | pt |
degois.publication.title | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación | pt |
dc.relation.publisherversion | www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/congreso/IXcongreso.pdf | * |
Appears in Collections: | DEP - Artigos |
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