Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/6950
Title: Educação para todos e sucesso de cada um: do Relatório Warnock à Declaração de Salamanca
Author: Meireles-Coelho, Carlos
Izquierdo, Teresa
Santos, Camila
Keywords: Educação inclusiva para todos
Sucesso para cada um
Relatório Warnock
Declaração de Salamanca
Issue Date: 2007
Publisher: SPCE
Abstract: Em 1977 um documento da Unesco descrevia a evolução da humanidade na sua relação com «os deficientes» em cinco estádios: filantrópico, de assistência pública, dos direitos fundamentais, da igualdade de oportunidade e do direito à integração. Em 1978 o Relatório Warnock propõe que se substitua o paradigma médico pelo educativo, de forma a garantir sucesso e plena integração em escolas regulares, sendo objectivo da educação apoiar todas as crianças a superar as suas dificuldades. Em 1994 a Declaração de Salamanca «incita todos os governos a conceder a maior prioridade, através das medidas de política e orçamentais, ao desenvolvimento dos seus sistemas educativos, de modo a que possam incluir todas as crianças, independentemente das diferenças ou dificuldades individuais ». Aborda-se o desenvolvimento do sistema educativo português à luz destes documentos.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10773/6950
ISBN: 978-989-8148-21-6
Publisher Version: www3.uma.pt/dce/?page_id=159
Appears in Collections:DE - Comunicações

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