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dc.contributor.advisorFerreira, Luís Miguelpor
dc.contributor.authorCunha, José Manuel Oliveira Lopes dapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:25:13Z-
dc.date.available2011-04-19T13:25:13Z-
dc.date.issued2010por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/673-
dc.descriptionMestrado em Gestão Ambiental, Materiais e Valorização de Resíduospor
dc.description.abstractA necessidade das empresas se destacarem em variadas áreas para conseguirem obter mais vantagens competitivas aliada à importância ambiental, potenciada pela pressão social, de cliente ou legal, fazem com que cada vez mais empresas encarem as questões ambientais em todos os seus processos de gestão de uma forma integrada. A gestão da cadeia de abastecimento é um processo fundamental para o desempenho global da empresa e devido ao facto de incluir a gestão de diversos “elos” (organizações/empresas), a sua operação pode representar um maior impacto no ambiente. É assim, fundamental medir este desempenho para avaliar os reais impactos no ambiente, traçar objectivos e planos de acções para os minimizar. O objectivo desta dissertação é definir um modelo para efectuar a avaliação de desempenho ambiental de uma cadeia de abastecimento. Foram analisados vários modelos existentes: GRI, Ecoblock, ISO 14031 e BSC. O modelo criado foi uma conjugação de todas estas diferentes formas de avaliar o desempenho de uma empresa ou cadeia de abastecimento, aplicando-o às questões ambientais de cadeia de abastecimento. De forma a validar o modelo desenvolvido foi aplicado a uma cadeia de abastecimento, e em concreto a dois produtos específicos de uma empresa industrial de componentes automóveis – a Huf Portuguesa, Lda. ABSTRACT: The necessity that the companies have to distinguish in different areas in order to obtain bigger competitive advantages allied to the environmental importance, raised by social, customers or legal pressures, makes that more companies face the environmental issues in all there management processes in a integrated form. The Supply Chain Management is a fundamental process for the overall performance of the company and due to the fact that includes the management of several “links” (organizations/companies), it’s operations can represent a bigger environmental impact. This way, it is fundamental to measure the performance and evaluate the real environmental impact, set targets and draw action plans in order to minimize them. The objective of this dissertation is to define a model that makes the Environmental performance measurement of a supply chain. It were been analyzed different models: GRI, Ecoblock, ISO 14031 and BSC. The created model is a mixed of all this ways of measuring the performance of a company and a supply chain, applied to the environmental issues of a supply chain. In order to validate the developed model, it was applied to a supply chain, in concrete to two specific product of an automotive industry – Huf Portuguesa, Lda.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000232584por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão logísticapor
dc.subjectRedes de abastecimentopor
dc.subjectAvaliação de desempenhopor
dc.subjectImpacto ambientalpor
dc.subjectIndústria automóvelpor
dc.titleAvaliação do desempenho ambiental de uma cadeia de abastecimento: estudo de caso de uma indústria do sector automóvelpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
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