Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/6642
Title: Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura tradicional em contabilidade
Author: Pinheiro, Margarida M.
Sarrico, Cláudia S.
Santiago, Rui A.
Keywords: Ensino Superior Profissionalizante, Ensino-aprendizagem, PBL. Contabilidade
Issue Date: 2011
Publisher: FEARP - USP
Abstract: O objetivo geral do presente trabalho é o de procurar contribuir para a discussão teórica sobre a forma como a utilização de metodologias PBL produz implicações ao nível das formas de atuar dos docentes no ensino superior profi ssionalizante. Em termos mais específi cos, procuramos perceber (1) que papéis são os docentes chamados a desempenhar; (2) que estratégias específi cas são suscetíveis de serem modifi cadas nas práticas docentes; (3) até que ponto experiências profissionais fora das IES contribuem para desempenhos dissimilares nas atividades pedagógicas dos docentes; e, fi nalmente, (4) se é razoável a identifi cação de todos os docentes com métodos emergentes de ensino. O presente trabalho desenvolve-se sob a forma de estudo de caso de uma instituição de ensino superior profi ssionalizante que assume como seu objeto a disciplina semestral de Simulação Empresarial ministrada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração Da Universidade e Aveiro (ISCA-UA). O nosso objeto de análise encontra-se circunscrito aos grupos dos alunos e dos docentes envolvidos, considerando-os como elementos centrais na operacionalização e concretização dos sistemas de ensino-aprendizagem. Permitimo-nos concluir que os estudantes, não previamente identifi cados com metodologias que reforcem o seu envolvimento na produção do conhecimento, ainda presumem e esperam respostas pré-formatadas dos docentes
Description: GOVCOPP
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/6642
ISSN: 1982-6486
Publisher Version: http://www.rco.usp.br/index.php/rco/index
Appears in Collections:ISCA-UA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8_RCO_215.pdfDocumento principal236.61 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.