Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/6605
Título: | SIC K no facebook: dinamização e participação das crianças |
Autor: | Moutinho, Tiago da Conceição |
Orientador: | Lopes, Maria da Conceição Oliveira |
Palavras-chave: | Comunicação multimédia Comunicação audiovisual Programas televisivos Televisão Internet Redes sociais Estratégias de comunicação Crianças em idade escolar Adolescentes |
Data de Defesa: | 2011 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A convergência entre televisão e Internet é uma realidade que pode potenciar a
participação ativa dos telespectadores com os responsáveis pela
programação. O canal temático da SIC, o SIC K, único canal português
especializado em programação infanto-juvenil é um exemplo desta
convergência, que utiliza o Facebook como estratégia de dinamização da
participação ativa e fidelização dos seus telespectadores.
A dissertação que se apresenta tem por finalidade elaborar um estudo de caso
que contribua para a o estudo das estratégias de comunicação com os
públicos infanto-juvenis ou outros potenciais espectadores do canal SIC K, no
Facebook. Pretende-se ainda avaliar o impacto dessas estratégias na
participação ativa dos referidos públicos, no Facebook do SIC K .
Neste sentido definiram-se dois conjuntos de objectivos, os relativos à
participação da equipa SIC K no Facebook e os relativos à participação de
públicos infanto-juvenis e outros (telespectadores), no Facebook do canal SIC
K.
Relativamente à equipa SIC K pretende-se identificar quais são os temas
dominantes da estratégia de participação, nomeadamente, sobre os temas:
programação; quotidiano; eventos; inter-relação com os participantes e
frequência de participação.
Relativamente aos participantes (telespectadores do SIC K) no Facebook
pretende-se identificar: a natureza da relação da participação destes com os
temas colocados pela equipa do SIC K, nomeadamente: programação,
quotidiano, eventos, natureza da relação (exterior ou implicada) dos temas da
sua participação com os temas da equipa do SIC K. The convergence between television and the Internet is a reality that can enhance the active participation of viewers with the charge of programming. The SIC thematic channel, the SIC K, is the only Portuguese channel specialized in juvenile programming is an example of this convergence, which uses Facebook as a strategy for fostering the active participation and loyalty of its viewers. The paper presented here is intended to prepare a case study that contributes to the study of communication strategies with young audiences or potential viewers of the SIC K, on Facebook. Also it assess the impact of these strategies in the active participation of the public referred to in the SIC K Facebook. For that reason we defined two sets of objectives, first in respect to the SIC K team regarding the participation on Facebook and second to the participation of public on the SIC K Facebook page. In respect to the SIC K team we aim to identify which are the dominant themes of the participation strategy, particularly on the topics: programming; day-to-day life, events, inter- relationship between participants and frequency of participation. For viewers of the SIC K which participate on Facebook is intended to identify: the nature of the participation of these issues on the team in the SIC K, including: programming, daily life, events, nature of the relationship (outside or implied) of themes of his involvement with the issues triggered by the SIC K team. |
Descrição: | Mestrado em Comunicação e Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/6605 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.