Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/6519
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dc.contributor.authorVarum, C. A.pt
dc.contributor.authorFerreira, Abigailpt
dc.date.accessioned2012-02-16T12:56:55Z-
dc.date.available2012-02-16T12:56:55Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/6519-
dc.description.abstractA atual crise veio realçar a necessidade da população em geral ter um conhecimento mais sólido sobre o funcionamento da economia e sobre as implicações das suas decisões sobre consumo e poupança. Este conhecimento é vital na formação de um cidadão informado e mais ativo. Neste contexto é importante perceber se os cidadãos estão dotados dos conhecimentos essenciais sobre economia que lhes permitam compreender e tomar decisões numa realidade complexa. Contudo, os estudos existentes são escassos e não apresentam evidência sustentada, ou meios de avaliação equilibrados, que permitam diagnosticar o real nível de informação da população portuguesa sobre assuntos de economia. O presente estudo contribui para a análise do grau de conhecimento e interesse de um grupo específico de população sobre estes temas, nomeadamente, crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos de idade. O focus neste grupo específico baseia-se na ideia, fundamentada na literatura, de que a Literacia Económica tem de ser vista como um processo contínuo e sequencial, que deve começar logo nos primeiros anos de escolaridade. É nessa altura que os cidadãos começam a formar as suas ideias concretas e explicações para a realidade que os rodeia e adquirem as noções fundamentais que serão exploradas e usadas de forma mais plena na idade adulta. A análise empírica recai sobre um país onde não existe investigação reconhecida nestes domínios, e baseia-se em dados recolhidos por questionário a um total de 587 crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Aveiro. Os resultados demonstram que as crianças possuem conhecimentos limitados ao nível de assuntos económicos em geral, sendo que as áreas relativas ao „Papel do Governo e Governação. e „Economia Internacional e Comércio. são aquelas em que o desempenho é mais negativo. Adicionalmente foi testado um modelo econométrico, considerando variáveis individuais e de contexto, procurando assim explicar as diferenças no nível de conhecimento entre crianças. Os resultados também permitem concluir que, apesar de a Economia „ser muitas vezes tratada como o filho bastardo das ciências sociais. (McKenzie, 2001), as crianças mostram, na sua generalidade, forte interesse nestes temas e em conhecer mais sobre os mesmos.pt
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) (co-financiado por COMPETE, QREN e UE-FEDER, coordenado pela Universidade de Aveiro - PTDC/EGE-ECO/100923/2008pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação básicapt
dc.subjectEducação económicapt
dc.subjectEnsino de economiapt
dc.subjectLiteracia económicapt
dc.subjectCidadaniapt
dc.titleO conhecimento e interesse dos jovens pela economiapt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatusin publicationpt
ua.event.date15-17, dezembro 2011pt
ua.event.typecongresspt
degois.publication.titleIX Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural-
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