Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/6343
Título: | Da ideia ao projecto - uma abordagem à arte contemporânea em EVT |
Autor: | Vargues, Ângela Cristina Matias Correia |
Orientador: | Bastos, Paulo Bernardino das Neves |
Palavras-chave: | Criação artística Educação artística - Ensino básico 2º ciclo - Aveiro (Portugal) Arte moderna Trabalho de projecto Actividades de aprendizagem Aprendizagem pela descoberta |
Data de Defesa: | 2011 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | As sucessivas transformações que caraterizam a
atualidade propõem novas configurações, onde o sistema
educativo desempenha um dos mais importantes papéis,
procurando dar resposta às necessidades que vão surgindo ao
longo dos tempos.
A procura de novas práticas e metodologias é uma
constante, tentando acompanhar a quantidade de informação e
a facilidade de acesso ao conhecimento. A diversidade de
recursos e o cruzamento de várias disciplinas apresentam-se
como componentes deste processo, a que designamos
contemporâneo.
Este estudo coloca a importância da Educação Artística
através de uma abordagem à arte contemporânea, na disciplina
de Educação Visual e Tecnológica. Foi elaborado através do
desenvolvimento de um projeto, organizado em três Momentos,
que visa aproximar diferentes linguagens. Exploram-se novas
possibilidades a utilizar em contexto educativo, promovendo
uma aprendizagem significativa, em que os alunos resolvem na
prática o seu processo de descoberta.
É uma proposta que pretende ressituar a exploração da
disciplina no contexto atual.
O Meio surge como o dispositivo para desenvolver olhares
diferentes a partir do habitual, em que se valoriza o processo de
experimentação para desenvolver nos alunos o seu sentido
estético e artístico. The successive transformations that characterize the current days propose new patterns, where the education system plays a major role, seeking to give an answer to the needs that arise over time. The search for new methodologies and practices is relentless and tries to follow to the amount of information and the ease access to knowledge. The diversity of resources and the meeting of numerous subjects are components of this process, which is called contemporary. This study raises the importance of Arts Education through an approach to contemporary art in the school subject of Visual and Technological Education. It was prepared in a three-moment project, which aims to bring together different languages. It explores new possibilities to develop in an educational context that encourages significant learning in which students give answers to their on-going discovery process. It is a proposal that intends to resituate the exploration of the subject Visual and Technological Education in the current context. The Environment rises as a device that, from the usual, develops different looks, in which the experimentation process is central to grow students artistic and aesthetic sense. |
Descrição: | Mestrado em Criação Artística e Contemporânea |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/6343 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.