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http://hdl.handle.net/10773/6177
Title: | Representação turística de Portugal no Brasil: uma abordagem semiótica |
Author: | Lima, Isis Vanessa Halim de |
Advisor: | Baptista, Maria Manuel Rocha Teixeira |
Keywords: | Turismo cultural Psicologia dos consumidores: Brasil Destinos turísticos: Portugal Relações Portugal-Brasil |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Enquanto fator identitário, o imaginário cultural e suas representações
atuam como elementos diferenciadores relativamente a outras
comunidades e a outras culturas. É o que nos permite afirmar que algo
pertence a um determinado lugar ou contexto e o que nos faz
desenvolver o sentimento de pertença relativamente a um local ou
comunidade.
A presente investigação tem como objetivo principal identificar as
representações imaginárias de Portugal e seus nacionais que circulam no
cotidiano coletivo de turistas brasileiros. Fundamenta-se em uma
avaliação de percepção da população, utilizando como base um estudo
empírico efetuado na cidade de Salvador. A partir de uma análise de
literatura nesta área de especialidade, apoiada em trabalhos na área do
Turismo Cultural e dos Estudos Culturais, bem como conceitos
derivados da Semiótica, obtém-se como resultado a quantificação e
qualificação dessas representações. Faz-se uma leitura do destino
turístico como paisagem de representações e, posteriormente, num
resgate histórico, procura-se identificar a formação desses imaginários,
dentro do seu próprio contexto, percebendo de que maneira essas
significações sofrem ao longo dos tempos, um processo de renovação,
atualização ou legitimação. Na pesquisa empírica procurou-se obter da
população a percepção dessas representações imaginárias. Qualificá-las
quanto aos seus aspectos positivos e negativos e identificar de que
maneira estas interferem na percepção de Portugal enquanto destino
turístico, foi outro dos objetivos deste trabalho. As a factor of identity, cultural imaginary and its representations act as differentiating elements in relation to other communities and other cultures. It's what allows us to say that something belongs to a particular place or context and what makes us develop a sense of belonging on a local or community. This research aims to identifying the imaginary representations of Portugal and its nationals moving in daily collective of Brazilian tourists. It is based on an assessment of perception of the population used as the basis of empirical study performed in Salvador. From a literature review in this area of expertise, drawing on studies of Cultural Tourism and Cultural Studies, as well as concepts from Semiotics, we obtain results about the quantification and qualification of these representations. Portugal, as a tourist destination, is reading for Brazilian’s tourist as a landscape of representations and later in a historical rescue, we attempt to identify the formation of these imaginaries, how those meanings are suffering throughout the ages, a process of renewal, upgrade or legitimacy. In the empirical research we sought to obtain the perception of the population about these imaginaries representations, qualifying them and identifying how these affect the perception of Portugal as a tourist destination, was another purpose of this study. |
Description: | Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/6177 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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