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http://hdl.handle.net/10773/5987
Title: | Estudo da reflexão de fendas em pavimentos semi-rígidos |
Author: | Lopes, Fátima Isabel Silva |
Advisor: | Cachim, Paulo Barreto Correia, Agostinho António Rocha |
Keywords: | Engenharia civil Pavimentos rodoviários - Degradação Fissuração |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O objectivo do presente trabalho é o de contribuir para uma melhoria do conhecimento do comportamento dos pavimentos rodoviários do tipo semi-rígido, através da análise dos processos de degradação conducentes ao aparecimento do fenómeno da reflexão de fendas.
No campo de estudos dos pavimentos semi-rígidos surge o interesse de analisar o comportamento das fendas existentes na camada de base estrutural do pavimento e o modo como a sua reflexão se reproduz às camadas superiores, quando este se encontra sujeito a solicitações provenientes do tráfego rodoviário.
Efectuou-se neste trabalho essa análise com recurso à modelação numérica, onde se realizaram diversos modelos-tipo de pavimento semi-rígido no programa de cálculo estrutural Sap2000®. Apresentou-se uma análise comparativa entre esses pavimentos ao nível de tensão instalada, onde se fez variar a posição da carga aplicada (que simula o tráfego rodoviário) e as espessuras das camadas dos vários modelos-tipo de pavimentos. Assim determinou-se como se comporta este tipo de pavimento, quando se encontra fendilhado na camada de base e é solicitado. Com a finalidade de que se encontrem soluções que futuramente não só controlem, mas que evitem esta tendência, observou-se como a fenda se propaga até à superfície e como as cargas são transmitidas nessa zona. The aim of this work is to contribute to an improved understanding of the behaviour of semi-rigid road pavements, by analysis of degradation processes leading to the emergence of the phenomenon of reflection cracks. In field studies of semi-rigid pavements it is intriguing to analyze the behaviour of existing cracks in the base layer of pavement structure and how it reproduces its reflection to the upper layers, while it is subject to requests from road traffic. This work was carried out this analysis using the numerical modeling, where they underwent various design types of semi-rigid pavement, the structural analysis program SAP2000®. Presenting a comparative analysis between these floors installed at the level of tension, which was varied the position of the applied load (to simulate road traffic) and the thickness of layers of different design types of floors. To thus determine how it behaves this type of pavement, when it is cracked in the base layer and is asked, noting how the cracks propagate to the surface and how the loads are transmitted in the area of the slits. In order that solutions can be found in the future not only to control, but also to avoid this trend. |
Description: | Mestrado em Engenharia civil |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/5987 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DECivil - Dissertações de mestrado |
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