Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/5722
Title: | 3810 UA: um programa de informação universitária no canal público de televisão de Portugal |
Author: | Ramos, Fernando Salvado, João Dias, Ana Bela |
Keywords: | Televisão Universidade de Aveiro 3810-UA Televisão Universitária Comunicação Interna Comunicação Externa Televisão Pública |
Issue Date: | 2005 |
Abstract: | No âmbito de uma reestruturação da grelha de programas efectuada no início de 2004, o canal 2 (A DOIS) da empresa Rádio e Televisão de Portugal SGPS (RTP), empresa pública portuguesa para a área do audiovisual, convidou a Universidade de Aveiro, entre outras instituições do Ensino Superior, para o estabelecimento de uma parceria tendo por objectivo a produção de um programa semanal, com a duração de 50 minutos, a ser emitido num espaço diário de divulgação das actividades pedagógicas, científicas e culturais realizadas nas Universidades portuguesas. A Universidade de Aveiro foi a única Universidade pública portuguesa que respondeu afirmativamente a este desafio sem precedentes no Ensino Superior em Portugal.
Para pôr de pé este projecto, foi internamente criado um pequeno grupo de trabalho que teve como missão desenvolver o conceito do programa de forma articulada com a estratégia de comunicação institucional da Universidade, que integra outros instrumentos orientados para os diferentes públicos internos e externos baseados em canais diversos, nomeadamente: a comunicação social, a Internet, as publicações periódicas e o contacto directo.
O trabalho preparatório de concepção, constituição do núcleo base da equipa e de aquisição e disponibilização dos meios técnicos iniciais decorreu durante os meses de Abril e Maio de 2004, tendo as emissões sido iniciadas no dia 1 de Junho de 2004. Desde essa data o programa tem sido emitido semanalmente, com excepção dos períodos de férias de Agosto e Natal.
Nesta comunicação é apresentado e discutido o modelo de programa adoptado, nomeadamente no que respeita à organização da grelha do programa, à estratégia editorial e ao envolvimento de alunos da Universidade na produção e realização, sendo, ainda, apresentada a estrutura da equipa constituída bem como os meios técnicos afectados a este projecto. Finalmente, são apresentados os resultados de audiências e discutidos os principais retornos, para a Universidade de Aveiro, do investimento e trabalho realizados. In the scope of a reorganization of the program schedule carried in 2004, the channel 2 (A DOIS) of Rádio e Televisão de Portugal SGPS, the Portuguese public broadcaster invited the University of Aveiro, among other Higher Education institutions, to establish a partnership aiming at the production of a 50 minutes weekly program, to be broadcasted within a daily space created for promoting pedagogical, scientific and cultural activities carried through at the Portuguese Universities. The University of Aveiro was the only Portuguese public University that accepted this challenge without precedents in Higher Education in Portugal. A small taskforce group was created with the mission to develop the concept of the program articulated with the institutional communication strategy of the University, that integrates other instruments focused on the different internal and external publics. This is achieved through diverse channels, including the social communication, the Internet, the periodic publications and the direct contact. The preparatory work of the development of the program’s concept, the set up of the team’s basic nucleus and the acquisition and installation of the technical infrastructure was carried during the months of April and May 2004. The emissions started on the 1st of June 2004. Since this date the program has been emitted weekly, with the exception of the vacation periods of August and Christmas. The program model adopted is presented and argued in this communication. This includes the organization of the grate of the program, the involvement of the University students in its production, as well as the human and technical resources required. Finally, the results of audiences and the main institutional outcomes are presented and discussed. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/5722 |
Appears in Collections: | DigiMedia - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Comunicação Granada FR+JS+ABD.pdf | 81.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.