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dc.contributor.authorSantana, Helenapt
dc.contributor.authorSantana, Rosáriopt
dc.date.accessioned2012-01-31T17:58:33Z-
dc.date.available2012-01-31T17:58:33Z-
dc.date.issued2008-07-
dc.identifier.issn1646-1193pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/5659-
dc.description.abstractEm 1957 a música serial entra para a História da Música Ocidental. A ideia de progresso em música, frequentemente associado, na cultura ocidental, à emancipação da dissonância, encontra-se directamente relacionada com a dissolução do sistema tonal. A atonalidade e a formalização musical impostas pelo dodecafonismo e pelo serialismo, impõem muitos constrangimentos à liberdade do criador sendo também elas ultrapassadas pelo princípio da repetição absoluta presente na música minimal repetitiva. Entretanto várias obras são construídas, vários edifícios sonoros são edificados à luz de um rigor técnico, estilístico e estético e de um rigor formal e discursivo ímpares. De entre elas destacamos neste nosso trabalho a primeira de Structures para dois pianos de Pierre Boulez, uma obra totalmente formalizada constituindo um exemplo de algoritmo composicional.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherEscola Superior de Educação da Guardapt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPierre Boulezpt
dc.subjectFormalização musicalpt
dc.subjectSérie musicalpt
dc.subjectStructure Iapt
dc.titleSurfistas ou Copistas eis a questão? Structure Ia para dois pianos de Pierre Boulez: a formalização de um imaginário de autorpt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributionnationalpt
degois.publication.firstPage171pt
degois.publication.lastPage191pt
degois.publication.titleESEG Investigação, Revista Científica da Escola Superior de Educação da Guardapt
degois.publication.volume7pt
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