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http://hdl.handle.net/10773/5337
Title: | Competências de utilização das TIC de alunos do ensino secundário : um estudo de caso |
Author: | Brito, Ana Luísa Costa de |
Advisor: | Loureiro, Maria João Pombo, Lúcia |
Keywords: | Ensino multimédia Inovação educativa Práticas educativas Tecnologias da informação e comunicação Educação informal - Alunos do secundário - Aveiro (Portugal) |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Várias instituições e autores se têm debruçado sobre a questão da
utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) pelos
alunos. A literatura da especialidade indica que os alunos têm especial
apetência pela utilização das TIC e usam-nas frequentemente em
contextos de aprendizagem informal e que esses usos promovem o
desenvolvimento de competências diversas. No entanto e devido a
factores variados, as competências desenvolvidas pelos alunos em
espaços informais (fora da escola e na escola fora das actividades
lectivas) parecem pouco potenciadas pela escola, na aprendizagem
formal. Este contributo pretende apresentar resultados de um estudo em
que se fez o levantamento da forma como alunos do 10º ano, de uma
escola secundária, usam as TIC em contextos informais de aprendizagem
e se as competências desenvolvidas são potenciadas pela escola. Do
ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de carácter descritivo,
do tipo estudo de caso. Para recolher os dados foram aplicados dois
inquéritos por questionário, um dirigido a alunos, em formato online, e
outro a professores, em formato de papel, tendo em vista valorizar as
tendências e tornar mensurável o fenómeno social inerente ao estudo mas
também triangular as opiniões dos diferentes sujeitos envolvidos.
Os resultados indicam que a percentagem de alunos do 10º ano, da
escola secundária em que foi efectuada a investigação, que utilizam as
TIC em contextos informais, é elevada. Quanto às actividades que os
alunos desenvolvem em contextos informais e em contextos formais de
aprendizagem, verificou-se uma divergência. Em contexto informal, os
alunos usam frequentemente ferramentas da Web 2.0. No contexto formal,
a utilização das TIC parece depender do curso que os alunos frequentam:
enquanto nos cursos Científico-Humanísticos, a utilização é incipiente, nos
cursos Profissionais, as ferramentas exploradas são sobretudo do Office e
a pesquisa de informação. Estes resultados reforçam os de outros estudos
e mostram que as ferramentas Web 2.0 são ainda pouco exploradas pela
escola e que as competências de utilização das TIC desenvolvidas fora da
escola são pouco potenciadas em contexto escolar. Several institutions and authors have been addressing the issue of the use of ICT by students. The studies that have been conducted indicate that students often use ICT and use in informal learning contexts. It has also been reported that ICT use promote the development of diverse skills. However and due to various factors, the skills developed by students in informal spaces (outside school and in school outside of classroom) seem somewhat not enhanced by the school. This contribution intends to present the results of a study which sought to survey how students, of the 10th year of a secondary school, use ICT for informal learning and if the developed skills, are explored by the school. From the methodological point of view, the study has descriptive case study nature. To gather the data two surveys were applied, one directed to the students, in an online format, and one for teachers, in a paper format, in order to highlight trends and measure the social phenomena been studied, but also to triangulate the opinions of the different elements involved. The results indicate that the percentage of students, of the 10th years of the secondary school in which the study was carried out, using ICT at home is high. The activities that students develop at home and at school, are different. Out of school, the students often use Web 2.0 tools. At school, the ICT use depends on the course that students attend: while in the scientific-humanities courses, the use is scarce, in the professionals courses, the students use office and information search tools. These results support those of other studies and show that Web 2.0 tools are still unexplored in the school context and that the skills developed out of school are not enhanced by the school. |
Description: | Mestrado em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/5337 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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