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Title: A implementação da Agenda 21 em escolas da Região Centro
Author: Amaral, Maria de Lurdes Zeferino
Advisor: Lopes, Myriam
Fidélis, Teresa
Keywords: Educação ambiental
Política de planeamento do ambiente: Portugal
Desenvolvimento sustentável
Responsabilidade social
Papel da escola: Estudos de caso: Aveiro (Portugal): Guarda (Portugal)
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Ao surgirem, insistentemente, alertas de que a intervenção humana está a ser causa de graves desequilíbrios no domínio ambiental, mas também, nos de carácter económico e social começamos a tomar consciência de que estes problemas a todos dizem respeito. A declaração, em 2002, da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) constitui um desafio a ser encarado com particular interesse peta Escola que aparece como um elemento chave na formação e consciencialização dos jovens, futuros cidadãos livres, autónomos, solidários, participativos e responsáveis por si e peto planeta. A escota deve assumir as suas responsabilidades na busca de soluções para as problemáticas da comunidade envolvente, uma vez que o reflexo desses problemas pode fazer-se sentir à escala global. Na Cimeira do Rio surgiu a Agenda 21 que dedica particular atenção à educação da população, em gerai, com vista ao desenvolvimento sustentável. A implementação da Agenda 21 pressupõe o desenvolvimento de programas a nível local, incluindo a Agenda 21 Escolar. Acreditando na vital importância do pape) da escola, pretendeu-se, com este trabalho, num primeiro momento, avaliar os níveis de implementação de projectos no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável, nomeadamente da Agenda 21 Escolar e do Eco-Escolas nas escolas/agrupamentos da Região Centro e, num segundo momento, compreender a forma como estão a ser levados a cabo os já iniciados Considerou-se a totalidade das escolas/agrupamentos de cada um dos distritos de Aveiro e Guarda como amostra independente, enviaram-se questionários a todas, recolheram-se os dados e estabeleceram-se comparações tendentes a identificar semelhanças e diferenças aos níveis da dimensão, do número de projectos implementados, das razões da não implementação e de outros projectos no âmbito da educação ambientai Numa segunda fase, foi enviado a todas as que implementam os projectos Agenda 21 e Eco-Escolas um outro questionário destinado a analisar a forma como estes estão a ser implementados. Da investigação empírica ressaltou que o número de projectos ainda é bastante reduzido e que na sua implementação surgem lacunas significativas. Na sequência do estudo, apresentam-se algumas sugestões tendentes a facilitar o alargamento do número de projectos, bem como, a melhorara sua implementação.
As a result of the constant alerts to the fact that human impactis causing a serious unbalance not only in the environment but also in the social and economic domains, we are gradually becoming aware that these problems concern all of us. Proclaimed in 2002, the United Nations Declaration of the Decade of Education for Sustainable Devetopment (2005-2014) is still a challenge to be faced, particularly by the School, currently a key element in the education and awareness of young people as free, autonomous, participative citizens who take responsibility for themselves and for the planet. School should take over the rote of searching for solutions to the problems of the surrounding community, as the consequences of those problems can be fell worldwide. The 21 Agenda was established in the Rio Summit, in order to dedicate particular attention to the education of the population in genera), with regards to sustainable development. The implementation of projects in the area of education for sustainable development, particularly 21 Agenda implies the development of local programs, including the 21 School Agenda. Considering the vital role of the school in these matters, this work aims firstly at assessing the levels of implementation of projects in the context of education for sustainable development, namely of 21 School Agenda and Eco-Schools in schools of the Centre Region and, secondly, to understand the way in which the projects that have already started are being implemented. One considered at! the schools of the districts of Aveiro and Guarda, as an independent sample; all of them were sent questionnaires, the data was gathered and a comparative study was carried out in order to identify both differences and similarities, as far as dimension, number of projects and reasons for not implementing the projects are concerned. Other projects in the scope of environmental education were also taken into account.
Description: Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
URI: http://hdl.handle.net/10773/5147
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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