Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/5126
Title: Os estabelecimentos hoteleiros e a informação turística
Author: Lopes, José Miguel Pereira
Advisor: Costa, Carlos Manuel Martins da
Vieira, Armando Luís Lima de Campos
Keywords: Gestão do turismo
Indústria do turismo
Hotelaria
Difusão da informação
Comportamento dos consumidores
Pesquisa de informação
Pesquisa na Internet: Metodologia de pesquisa
Gestão da informação
Tomada de decisão
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A tese que aqui apresentamos, insere-se no tema do comportamento de busca de informação turística e o seu objecto de estudo foca-se numa fonte de informação específica, os hotéis. Esta fonte tem sido pouco investigada pela literatura e, podemos até considerar, que de um modo geral a sua importância tem sido desvalorizada. Isto pode ser explicado pelo facto de o objecto de actividade dos hotéis nada ter a ver com o fornecimento de informação turística. No entanto este pensamento reveste-se de alguma ingenuidade, uma vez que os hotéis são locais de concentração de visitantes no destino e têm com eles uma relação de grande proximidade. Estes factos fazem deles fontes de informação com um grande potencial para influenciar os visitantes, o que poderá resultar em benefícios quer para os próprios hotéis, quer para os destinos. Para a investigação deste tema, procedemos a uma revisão de literatura sobre a procura de informação turística e sobre as variáveis que influenciam este fenómeno. Foi também dada uma especial atenção à Internet enquanto canal de comunicação e aos websites de hotéis, dado que, este é um mecanismo amplamente utilizado pelos estabelecimentos hoteleiros para fornecer informação aos seus potenciais hóspedes. Exploramos o papel de conceitos como o planeamento de viagem e a tomada de decisão, assentando sobre eles a construção um modelo teórico de busca de informação turística, passível de ser utilizados noutros estudos. A metodologia adoptada incidiu sobre três modalidades (análise de websites, entrevistas in-depth e inquérito por questionário), cujos objectivos passaram por avaliar a informação turística fornecida pelos hotéis (no seu espaço físico, e no seu website) e identificar o perfil dos turistas mais sensíveis a esta fonte de informação. Por último, procurou-se compreender se poderiam daí resultar benefícios para o hotel e para o destino. Os resultados obtidos mostram que os hotéis são realmente fontes de informação importantes, nas fases antes e durante a viagem, podendo desempenhar um papel importante para a valorização de toda a oferta turística do destino.
The thesis presented here, fits into the theme of the tourist information search behavior of and study’s object focuses on a specific information source, the hotels. This source has received little attention by the literature and we can even consider that in general, its importance has been devalued. This can be explained by the fact that the hotels object of activity has nothing to do with providing tourist information. However, this thought is naive, since the hotels are places of concentration of visitors at the destination and they have with them a very close relationship. These facts make them sources of information with great potential to influence your visitors, which could result in benefits for both, the hotels and destinations. To investigate this issue, we undertook a literature review on the demand for tourist information, considering the variables that influence this phenomenon. It was also given a special attention to the Internet as a communication channel and to the websites of hotels, since they are a mechanism widely used by hotels to provide information to potential guests. Some close concepts such as travel planning and decision making are explored, in order to rely on them to build a theoretical model of tourist information search, which can be used in other studies. The methodology focused on three methods (analysis of websites, in-depth interviews and survey questionnaire), whose objectives were the evaluation of the tourist information provided by the hotels (in its facilities, and on its website) and the identification of the tourists profile that are more sensitive to this source of information. Finally, we tried to understand if there might be benefits to the hotel and the destination. The results show that hotels are really important sources of information in the stages before and during the trip and may play an important role in the enhancement of the destination offer.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/5126
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf5.32 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.