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http://hdl.handle.net/10773/5039
Title: | International society, standard of civilisation, and the abolition of the death penalty: the United Nations and China |
Other Titles: | Sociedade internacional, standard de civilização, e a abolição da pena de morte: as Nações Unidas e a China |
Author: | Vaz-Pinto, Ana Raquel Coutinho Rosa |
Advisor: | Dernberger, Robert F. Saldanha, António Vasconcelos de |
Keywords: | Ciência política Direitos humanos - China Direitos políticos e civis - China Pena de morte - China Globalização Relações internacionais Nações Unidas |
Defense Date: | 2005 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | As Nações Unidas conseguiram criar uma 'janela de oportunidade' em relação
a abolição internacional da pena de morte. Este esforço está inserido no
'resgate do indviduo' em matéria de direitos humanos e responsibilidade dos
estados que se verificou a partir de 1945. Para além disso, a questão dos
direitos humanos ocupa um lugar central na procura de um novo standard de
civilização. Todavia, esta procura não tem sido consensual e reflecte o estádio
embrionário da sociedade de estados que tenta harmonizar a uma escala
universal os seus elementos de sociedade, sistémicos, e comunitários. A
institutionalização da abolição da pena de morte não está ainda conseguida e,
bem pelo contrário, e um processo que se encontra no inicio. A maix barreira
para as Nações Unidas é a de promover a norma abolicionista no domínio das
abordagens pluralistas de grandes potências como a China, o país que lidera o
número de sentenças capitais e execuções em todo o mundo. O pluralismo
metodológico da Escola Inglesa permite-nos compreender os diversos
componentes deste debate, i e., a abolição da pena de morte é per se um
elemento comunitário desenvolvido numa moldura de sociedade e que
enfrenta constrangimentos pluralistas. The United Nations has been successful in establishing an international abolitionist 'window of opportunitv' regarding the death penalty. This 'window' is included in the wider framework of human rights and statc? accountability that was made possible after the 'rescue of the individual' in the post-1945 world. Human rights are at the core of the search for a new standard of civilisation, a search that has been fc;r from consensual. It reflects the embryonic stage of a truly global society of states that is trying to harmonise its systemic, societal and community elements on a universal scale. The institutionalisation of the abolition of the death penalty is still at the beginning and lacks iriernational consensus. The greatest hurdle is to promote socialisation of the abolitionist norm into retentionist countries such as China, the leading country in death sentences and executions worldwide. The methodological pluralism of the 'English School' enables us to understand what is at work in the death penalty debate, namely that its abolition is a community building block that is being nurtured in a societal framework and faced with pluralist constraints. |
Description: | Doutoramento em Ciências Políticas |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/5039 |
Appears in Collections: | DCSPT - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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