Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/4983
Título: Intercultural communication: representations of culture and teacher's role
Outros títulos: Comunicação intercultural: representações de cultura e o papel do professor
Autor: Sousa, Sandra Maria Vieira de
Orientador: Moreira, Gillian Grace Owen
Palavras-chave: Língua inglesa
Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua
Comunicação intercultural
Ensino superior
Data de Defesa: 2006
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O conceito de Comunicação Intercultural é de uso comum nos nossos dias emcontextos educativos. A nova realidade da língua Inglesa e os novos contextos em que é utilizada são amplamente reconhecidos por professores e teóricos,que reconhecem também a nova realidade cultural, os novos desafios eobjectivos que se impõem para a dimensão cultural no ensino das línguasestrangeiras, especificamente no ensino do Inglês enquanto língua estrangeiranum contexto específico e europeu como é Portugal. No entanto a realidade revela a existência de uma profunda distância entre ateoria e as práticas educativas, o papel do professor continua a devermuito à ideia do professor enquanto transmissor de conhecimentos – isto parece ser especialmente visível no ensino da cultura. A análise dos resultados do meuprojecto de investigação, revela que, apesar da maioria dos professores de inglês em Portugal reconhecerem a importância dos novos contextos culturaisda língua inglesa, bem como a importância de se contrastar e reflectir sobreaspectos e comportamentos culturais, esta reflexão parece permanecermeramente retórica, não conduzindo a um verdadeiro compromisso com uma atitude crítica e por isso mesmo transformadora da realidade. É necessárioque a educação de professores, quer inicial quer contínua, reconheça aimportância de os formar em questões de interculturalidade, de debaterassuntos e clarificar conceitos, para que os professores sejam capazes deadoptar uma nova perspectiva em relação ao mundo e redefinir-se a si próprios enquanto indivíduos e enquanto profissionais. Só através dumprofundo esclarecimentoos professores poderão ser capazes de se comprometerem com uma transformação das suas práticas educativas e coma formação de cidadãos capazes de efectivamente analisar, criticar etransformar o mundo em que vivemos, numa lógica de conhecimento ecompreensão dos ‘Outros’ e da sua própria realidade.
The notion of Intercultural communication is a common concept nowadays ineducational contexts. The new reality of the English language and its newcontexts of use are widely recognised by teachers and theoreticians alike, whoalso recognise the new cultural reality, the new challenges and goals which areraised for the cultural dimension in foreign language teaching, specially the teaching of English as a foreign language in a specific European context suchas Portugal. Nevertheless, there is a profound distance between theory and educationalpractices, and teachers’ roles still owe much to the idea of the teacher as atransmitter of information –this seems to be especially true in culture teaching. The analysis of the results of my research project reveal that even though mostteachers of English in Portugal recognise the importance of the new cultural contexts of the English language and also the importance of reflecting uponand contrasting cultural events and behaviour, this reflection seems to bemerely rhetorical and a true commitment to a critical and transformative attitudetowards social realities is avoided. Teacher training and further educationshould recognise the importance of training teachers in issues of interculturalityand of discussing matters and clarifying concepts so that teachers feel secureand able to adopt a new perspective of the world and redefine themselves as individuals and professionals. Only through a profound enlighteningcan teachers commit to a transformation of their teaching practices and to theeducation of citizens able to effectively analyse, criticise and transform the world we live in, in a logic of knowledge and understanding of ‘Others’ and oftheir own reality.
Descrição: Mestrado em Estudos Ingleses
URI: http://hdl.handle.net/10773/4983
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
199649.pdf1.49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.