Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4960
Title: Um contributo multimédia para a estimulação da linguagem: um estudo de casos no pré-escolar em crianças com Trissomia 21
Author: Reis, Sofia Isabel Correia
Advisor: Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
Keywords: Ensino multimédia
Tecnologia da educação
Desenvolvimento da linguagem
Desenvolvimento das crianças
Trissomia 21
Tecnologias da informação e comunicação
Defense Date: 2005
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente dissertação de mestrado resulta de um estudo etnográfico realizado no âmbito da utilização da tecnologia educativa, aplicado a um grupo de 3 crianças portadoras de Trissomia 21 no ano lectivo de 2003/2004. A utilização do software Imagina, Cria e Constrói com a Tartaruga serviu como ferramenta de suporte à concepção de Ambientes integrados de aprendizagem, permitindo o desenvolvimento de conteúdos multimédia interactivos para a estimulação de competências comunicativas, expressivas e compreensivas no grupo supramencionado. O objectivo deste estudo foi permitir que crianças com Trissomia 21 usufríssem de recursos multimédia adaptados ao seu perfil linguístico, e aferir de que modo esses recursos representaram ganhos de aprendizagem de conceitos relacionados com o desenvolvimento da linguagem, bem como a sua verificação quanto ao grau de motivação, de concentração e atenção resultantes da interacção com os conteúdos propostos aos intervenientes neste estudo. Para tal, foram construídos três ambientes multimédia, duas histórias e um conjunto de quatro canções, que foram aplicados durante várias sessões, num período global de dois meses e meio, assumindo a investigadora o papel de observadora participante, em todo o processo de investigação. O efeito igualmente mediador da investigadora, a par das mediações simbólicas conseguidas através da interacção dos sujeitos do estudo com o computador, permitiu-nos aferir alguns ganhos ao nível da motivação, da atenção e concentração, e ao nível da linguagem nos três sujeitos participantes.
The present dissertation stems from an etnographic study conducted within the use of educational technologies, applied to a group of three children with Down Syndrome in the academic year 2003/2004. The use of the software Imagina, Cria e Constrói com a Tartaruga serve as a support tool to the conception of integrated learning environments, allowing for the development of interactive multimedia contents for the stimulation of communicative, expressive and comprehension competences with the aforementioned group. The aim of the study was to allow children with Down Syndrome to take advantage of multimedia resources adapted to their linguistic profile, and assess how these resources foster concept learning gains related with language development as well as their verification as to degree of motivation, concentration and attention resulting from the interaction with the contents proposed to the participants in the study. For this purpose, three multimedia environments were developed – two stories and a set of four songs -, that were applied across several sessions for the period of ten weeks. The researcher adopted the role of a participant observer throughout the study. The equally mediating effect of the researcher, along with the symbolic mediation produced throught the interaction of participants in the study with the computer, allowed for gains at the level of motivation, attention and concentration, as well as at the level of receptive and productive language.
Description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4960
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
192293.pdf3.55 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.