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http://hdl.handle.net/10773/4947
Title: | Efeitos da aprendizagem da audição da sintaxe harmónica no desenvolvimento da improvisação |
Author: | Caspurro, Maria Helena Ribeiro da Silva |
Advisor: | Oliveira, João Pedro Paiva de Silva, Helena Maria Ferreira Rodrigues da |
Keywords: | Educação musical Métodos pedagógicos - Estudos de caso |
Defense Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Esta dissertação pretende ser um contributo para a prática da improvisação e
para o desenvolvimento da compreensão tonal e da sintaxe harmónica nos
curricula de música e assim ajudar a melhorar as práticas educativas no
âmbito do ensino da Música.
São seus objectivos, por um lado, criar e desenvolver estratégias de ensinoaprendizagem
que promovam a compreensão harmónica funcional e as
capacidades de improvisação melódica e, por outro, testar tais práticas
educativas através de instrumentos de avaliação concebidos para o efeito.
Os problemas específicos são: 1) verificar se uma metodologia de ensinoaprendizagem
baseada na audiação da sintaxe harmónica ao nível auditivooral
tem efeitos no desenvolvimento da capacidade para improvisar
melodicamente; 2) verificar se resultados obtidos nos testes estandardizados
de aptidão Advanced Measures of Music Aptitude (AMMA,1989) e Harmonic
Improvisation Readiness Record & Rhythm Improvisation Readiness Record
(HIRR & RIRR, 1998) de Edwin Gordon se relacionam com os resultados
obtidos nos testes de desempenho de improvisação melódica desenvolvidos.
A experiência foi realizada no âmbito da disciplina de Formação Musical do 9º
ano dos cursos de música do ensino profissional artístico da Escola ARTAVE
(Santo Tirso), onde participaram 24 alunos distribuídos por duas turmas,
respectivamente das disciplinas de Cordas e Sopros. Os resultados revelaram
que: a) as turmas não partiram do mesmo nível de conhecimento; b) as
competências de improvisação melódica dos alunos de ambas as turmas
melhoraram, com maior impacto na turma com nível inferior de desempenho, e
de forma estatisticamente significativa no critério de performance
acompanhada; c) existe relação entre as provas de realização de improvisação
e os testes AMMA & HIRR, sendo que as correlações mais expressivas dizem
respeito ao HIRR e quando calculadas com as provas de improvisação
realizadas no termo da instrução musical.
Os dados obtidos permitiram assim concluir que a aprendizagem da audiação
da sintaxe harmónica desenvolvida na presente investigação contribuiu para o
desenvolvimento da improvisação melódica destes alunos e que o AMMA e o
HIRR predizem moderadamente as competências de improvisação. The purpose of this research is to analyse and develop learning methodologies that could improve the Portuguese music education curriculum, particularly on the domains of improvisation practice, tonal comprehension and harmonic syntax. The main objectives of this study are, on one hand, to create and develop learning strategies that could improve students’ harmonic-functional comprehension and, on the other hand, to evaluate this methodology with instruments created for that purpose. The problems specifically addressed in this study are: 1) to investigate if a learning methodology based on harmonic syntax audiation could affect and change the achievement of students’ melodic improvisation skills, at the aural/oral level; 2) to verify possible correlations between results obtained through the standardized aptitude tests Advanced Measures of Music Aptitude (AMMA, 1989), Harmonic Improvisation Readiness Record & Rhythm Improvisation Readiness Record (HIRR & RIRR, 1998) by Edwin Gordon and the tests of melodic improvisation achievement. Twenty four ninth-grade students of two instrumental classes, Strings and Wind instruments, of the professional music school ARTAVE participated in this study that was undertaken in the context of the Ear Training course. The results revealed that: a) the two classes involved in the project did not start at the same level; b) both classes improved their melodic improvisation skills,, although statistic significance was found on the accompanied criteria, with more impact on the class of lower level of achievement; c) there is a correlation between students’ melodic improvisation skills and the AMMA and HIRR & RIRR; this correlation is more significant with HIRR tests and when the performance results were calculated after the instruction. The data obtained in this study allows to conclude that the audiation process of learning harmonic syntax of music developed in this project shows remarkable effects on improving the student’s melodic improvisations and that the AMMA e HIRR & RIRR can predict improvisational skills at a moderate level. |
Description: | Doutoramento em Educação Musical |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4947 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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