Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4883
Title: Políticas de promoção do espírito empresarial: levantamento e análise
Author: Camelo, Suzana Marisa Alípio Bento Teixeira
Advisor: Moreira, José Manuel Lopes da Silva
Keywords: Gestão pública
Empresas
Empreendedorismo
Competitividade das empresas
Criação de empresas
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Nos últimos tempos, tem-se dado muita importância ao estímulo de uma nova atitude empreendedora, que possa envolver igualmente as escolas e as famílias; à aposta na criação de empresas que permita a revitalização e inovação do tecido económico e a estruturação do mercado de emprego; e por fim à adopção de medidas que melhorem a envolvente em que actuam as micro, pequenas e médias empresas, como única forma de garantir a sua competitividade e sobrevivência no futuro. Acreditamos, ser igualmente necessário, reflectir e analisar, o impacte, de algumas destas medidas, que têm vindo a ser desenvolvidas. Este trabalho tem assim, como objectivo analisar as incidências das medidas aplicadas no âmbito das políticas de promoção do espírito empresarial, ao nível da criação de empresas. Contudo, não se pretende fazer uma abordagem generalista à problemática das políticas de promoção do espírito empresarial, em Portugal, pretende-se conhecer e compreender os efeitos da sua aplicação no terreno, por uma Instituição Portuguesa, no que diz respeito à criação de empresas. Além disso, quisemos aferir as dificuldades e apoios desejados pelos indivíduos que participaram nessas iniciativas e que se tornaram criadores de empresas, ou pretendem vir a criar uma empresa no futuro. A análise efectuada, através da aplicação de técnicas de estatística, procura estabelecer relações entre a primeira (iniciativas de promoção do espírito empresarial) e a segunda (decisão tomada depois de participar na iniciativa, quanto à criação da empresa). Entre a segunda e a terceira (satisfação do participante face a iniciativa) e entre a terceira e a primeira. Assim sendo, o quadro de análise assenta na medição de iniciativas de promoção do espírito empresarial (Road-Show Escolas, Concurso de Ideias, Prémio do Jovem Empreendedor e Escola de Empreendedores) que foram aplicadas pela ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários desde 1997 até 2004 junto de jovens portugueses. A evidência empírica sustenta a tendência da relação entre as iniciativas de promoção do espírito empresarial e a decisão tomada depois de participar, quanto à criação da empresa. Entre esta e a satisfação face a iniciativa, e entre esta e as iniciativas de promoção do espírito empresarial. As inferências estabelecidas poderão permitir avanços no conhecimento da forma como determinadas iniciativas no âmbito das políticas de promoção do espírito empresarial podem actuar no combate à escassez de empresários, em Portugal.
In the last few years, a lot of importance has been given to the development and stimulation of a new entrepreneurial attitude, which should involve in equal terms, the school and the families; the setting up of companies which would allow for the revitalisation and innovation of the economy and the structuring of the employment market; and lastly, the adoption of measures that should benefit the environment for micro and small and medium companies, as the only way to guarantee their competitiveness and survival in the future. We believe it to be equally necessary to reflect and analyse the impact of some of the developed measures. This thesis has therefore as its objective, to analyse the results of the applied measures in terms of their effects in promoting entrepreneurship at the level of people setting up companies. However, we do not wish to do a general analysis of the issue of promotional measures for entrepreneurship in Portugal, but rather to know and understand its real effects, when analysed by a Portuguese Institution, in what concerns the setting up of companies. We furthermore wish to evaluate the difficulties and support that these individuals have, not only the ones that have already set up a company, but also the ones that intend to do so. The analysis, through the application of statistical analysis techniques, aims to establish relationships between the first aim (promotional initiatives of entrepreneurship) and the second aim (decision to set up a company). We also aim to establish relationships between the second and the third aim (satisfaction) and between the third and first aim. This being the case, the analysis will be based in measuring the promotional activities of entrepreneurship that have taken place since 1997 until 2004, amongst young Portuguese, taken from a representative sample. The conclusions to be established will permit to have an advanced knowledge as to how certain initiatives can effectively fight the low numbers of future entrepreneurs in Portugal.
Description: Mestrado em Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/4883
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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