Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4879
Title: | Avaliação do storyboard e da metodologia de desenvolvimento do courseware ser(e) |
Author: | Guerra, Cecília Vieira |
Advisor: | Loureiro, Maria João de Miranda Nazaré Vieira, Rui Marques |
Keywords: | Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento sustentável Software educativo |
Defense Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A falta de Courseware para a aprendizagem das Ciências no 1º Ciclo do
Ensino Básico (CEB), concebidos no âmbito da Educação para o
Desenvolvimento Sustentável, numa perspectiva de Ensino por Pesquisa,
determinou a organização de uma equipa multidisciplinar, constituída por
elementos com diversas competências (ao nível da Didáctica das Ciências, da
Tecnologia Educativa e de Design), para o desenvolvimento do Courseware
Sere “O Ser Humano e os recursos naturais”. Ajustando alguns princípios de
desenvolvimento de software, particularmente de Design Centrado no
Utilizador (DCU), o trabalho da equipa multidisciplinar centrou-se na
concepção da ideia inicial do recurso didáctico, o storyboard do Courseware
Sere, que integra várias tipologias de software com as actividades didácticas.
Tendo em conta premissas do DCU e de usabilidade, nomeadamente o papel
central da avaliação ao longo do processo de desenvolvimento do Courseware
Sere procurou-se encontrar respostas para duas questões de investigação: i)
Quais as percepções positivas e/ou negativas de “avaliadores externos”
relativamente ao storyboard? ii) Que potencialidades e/ou constrangimentos
emergiram da metodologia adoptada para o desenvolvimento do Courseware
Sere? A investigação realizada foi de índole qualitativa e do tipo Investigação e
Desenvolvimento (I&D). No que respeita às técnicas para a recolha de dados,
foram potenciadas a observação participante do investigador, através da
realização de diários do investigador ao longo do processo de
desenvolvimento do Courseware Sere, e o inquérito por entrevistas e por
questionários.
A análise dos dados recolhidos possibilitou apurar os aspectos positivos do
Courseware Sere, que se centram, principalmente, ao nível do potencial
educativo deste recurso para o processo de ensino e aprendizagem das
ciências, bem como nos aspectos pensados para a interface e navegação do
recurso. Todavia, os “avaliadores externos” identificaram aspectos negativos
do ponto de vista didáctico, nomeadamente ao nível da concepção didáctica
de alguns cenários, cuja exploração poderá criar estereótipos e preconceitos.
Foi ainda possível verificar potencialidades no trabalho em equipa
multidisciplinar como, por exemplo, a apropriação de competências
tecnológicas e didácticas de vários elementos, para a concepção do
storyboard. Porém, foram identificados problemas ao nível do trabalho da
equipa como, por exemplo, a dificuldade de comunicação entre os vários
elementos. A participação de “avaliadores externos” também foi identificada
como um aspecto positivo na etapa de avaliação do storyboard do Courseware
Sere. Assim, considera-se que o estudo efectuado contribuiu para a melhoria,
por um lado, do storyboard e, por outro, da estratégia de desenvolvimento do
Courseware Sere, prévia à etapa de concepção tecnológica. The lack of courseware for Sciences’ teaching and learning in Primary School level, conceived according to Education for Sustainable Development approach, was the reason that determined the organisation of a multidisciplinary team with different competences (on Science Education, Educational Technology and Design) for the development of the Courseware Sere “The Human Being and natural resources”. Thus, adjusting some principles of software’s development, mainly as far as User Centred Design (UCD) is concerned, the team conducted the conception of the initial idea of the didactical resource, the Courseware Sere storyboard, which integrated several software typologies within the didactic activities. Having in mind the UCD’s principles and the usability, namely the crucial role played by the evaluation through the Courseware Sere development process, one intended to find some answers to two research questions: i) Which are the positive and/or negative perceptions of “external evaluators” concerning the storyboard? ii) Which are the potentialities and constraints emerged from the methodology adopted in the development of the Courseware Sere? The methodology adopted is of qualitative kind and of Research and Development nature. As far as data collection is concerned, one chose participant observation, analysing researcher’s diaries throughout the process of Courseware Sere development, as well as interviews and questionnaires. Data analysis allowed us to identify the positive aspects of Courseware Sere, which are related to the educational potential of such a resource in the teaching and learning of Sciences and the interface nature of such product. However, the “external evaluators” also identified negative aspects, mainly connected to the conception of some scenarios which may convey some stereotypes and prejudices. It was also possible to verify the potentialities of the work within a multidisciplinary team, for example, concerning the know-how appropriation of several elements for the conception of the storyboard. The participation of “external evaluators” was also identified as a positive aspect in the stage of Courseware Sere storyboard evaluation. However, there were identified some problems as far as team work was concerned, mainly related to the communication amongst its members. We believe that the study undertaken contributed to the improvement of the storyboard, as well as of the strategy adopted in the development of Courseware Sere, previous to the technological conception stage. |
Description: | Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4879 |
Appears in Collections: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2007000731.pdf | 818.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.