Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4796
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, António Carrizo-
dc.contributor.authorMartins, Jorge Manuel Simõespt
dc.coverage.spatialAveiropt
dc.date.accessioned2011-12-27T15:21:36Z-
dc.date.available2011-12-27T15:21:36Z-
dc.date.issued2009pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/4796-
dc.descriptionMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpt
dc.description.abstractO presente trabalho surge na sequência da implementação do Sistema de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), para a Porcel, S.A., uma empresa do sector da porcelana de uso doméstico e decorativo, sendo que a pesquisa bibliográfica permitiu identificar os conceitos importantes para a análise e Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP). No caso da empresa em estudo, apenas eram realizadas actividades de Concepção e Desenvolvimento (C&D), sem a preocupação de promover a inovação. Nesse sentido, a elaboração e acompanhamento do sistema de gestão de IDI, constitui uma importante ferramenta para uma melhor orientação das acções de DNP de forma mais eficiente e segura. Neste relatório é descrito o comportamento dos mercados para o sector em causa, assim como as etapas do processo produtivo, para uma melhor compreensão dos aspectos referidos no caso de estudo. São evidenciadas as diferentes actividades de C&D na empresa e, sobretudo, o novo processo de IDI e suas ferramentas, dando origem à primeira decoração com a filosofia inovadora na empresa, a decoração “Tuareg”. Ainda em relação a esta, são referidas as diferentes e inovadoras matérias-primas e método de aplicação usado. Relativamente ao DNP, a empresa considera ter sido dado “um passo” fundamental para a celeridade do processo e para a implementação da inovação.pt
dc.description.abstractThe present work is the outcome of the implementation of the System of Research, Development and Innovation (IDI) for Porcel, S.A., a company of the sector of the porcelain of domestic and decorative use. The bibliographical research allowed the identification of the important concepts for the analysis and Development of New Products (NPD). Formerly, Conception and Development (C&D) activities were carried out, in the case of the company under analysis, without any deliberative concern to promote the innovation. In this direction, the elaboration and accomplishment of a IDI management system constitutes an important tool for a better orientation of NPD activities in a more efficient and reliable way. This project describes the behaviour of the industry products markets as well as the production process stages, for a better understanding of the aspects related in the study case. The different C&D activities are evidenced in the company and, over all, the new process of IDI and its tools, giving origin to the first decoration with the innovative philosophy in the company, the decoration “Tuareg”. In the final part of the project is described the different and innovative raw materials and method used for their application. Relatively to the NPD, the company considers to have been given a fundamental step for the celerity of the process and for the implementation of new product innovations.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000230075pt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão industrialpt
dc.subjectPorcelanapt
dc.subjectNovos produtospt
dc.subjectInovação tecnológicapt
dc.titleImplementação do sistema de investigação, desenvolvimento e inovação na Porcel, S.A.pt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelMestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010000074.pdf5.67 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.