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http://hdl.handle.net/10773/4789
Título: | Criatividade organizacional : selecção e avaliação de "ferramentas" para a promoção do pensamento e de acção criativa |
Autor: | Marques, Pedro Manuel Rodrigues Terras |
Orientador: | Alves, Jorge de Carvalho |
Palavras-chave: | Gestão das organizações Gestão do conhecimento Criatividade |
Data de Defesa: | 2006 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O trabalho que deu origem a esta dissertação resultou do desejo de
compreender a utilização de “ferramentas” (metodologias) de estímulo da
criatividade nas organizações, visando a sua selecção e avaliação crítica como
indutoras do pensamento e acção criativa; mais concretamente, de apurar que
tipo de ferramentas existem, quais os requisitos de utilização, quando e como
devem ser utilizadas e quais os resultados expectáveis.
A dissertação inicia-se com uma revisão da literatura sobre o percurso
histórico da criatividade, identificando diferentes vertentes de estudo. Em
seguida, são analisados os conceitos de clima organizacional e organização
criativa; introduz-se a noção de “termómetro” da criatividade como instrumento
de gestão para aferição da “temperatura” criativa da organização (análise do
clima organizacional), e discutem-se várias ferramentas que desempenham
esta função.
Posteriormente, o foco passa a incidir nas “ferramentas” criativas, cujo
objectivo principal é estimular o pensamento e acção criativa nas
organizações, com incidência na geração de novas ideias. São descritas com
algum detalhe oito destas “ferramentas” (metodologias). Procura-se clarificar
as relações entre tipos de problemas e as metodologias mais adequadas às
respectivas resoluções. Para esse efeito, é proposta uma classificação de
metodologias criativas segundo três categorias integradoras: intuitivas,
sistemáticas, orientadas. Complementarmente, e com base na literatura
disponível, são apontadas vantagens da utilização combinada dessas
metodologias para a resolução mais eficiente de problemas.
No final, são assinaladas as principais conclusões e feitas sugestões para
trabalhos futuros. This main drive for this dissertation was the desire to understand the effectiveness of creative “tools” (methodologies) to stimulate organisational creativity, and to find out how they can be selected and critically evaluated as thought and creative action inducers. This called for a survey of the tools available, their requirements and their expected results. The dissertation begins with an historical perspective of creativity and identifies different approaches to explain the creative phenomenon. Then, attention is devoted to the organisational climate and its effects on creativity; the notion of creativity’s “thermometer” is introduced as a management instrument for gauging the organisation creative “temperature”, and some possible “thermometers” are discussed. The focus then shifts to creative “tools”. These are idea generation methods able to stimulate creative solutions and actions in organisations. Eight of these “tools” are discussed in detail, with the emphasis on the relations between types of problems and “tools” able to solve them. A classification of creative “tools” according to three different integrative categories (intuitive, systematic and guided) is proposed. Then the dissertation discusses advantages and disadvantages of using combinations of diferent “tools” in order to improve problems’ resolution efficiency. The document ends with a summary of the main conclusions and with suggestions for future work. |
Descrição: | Mestrado em Gestão da Inovação e do Conhecimento |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4789 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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