Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/4773
Título: Efeitos de uma sequência didáctica em textos escritos no 1º CEB : o relato
Autor: Pereira, Sónia Cláudia Ferreira
Orientador: Pereira, Maria Luisa Álvares
Palavras-chave: Educação em línguas
Didáctica das línguas
Língua materna
Expressão escrita
Desenvolvimento de competências
Data de Defesa: 2007
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo aborda a aprendizagem da escrita do relato de uma experiência científica numa turma do 4.º ano de escolaridade do Ensino Básico, lançando-se mão de um dispositivo de ensino-aprendizagem que gira em torno de um determinado género textual, em que há um ensino sistemático do mesmo – a sequência didáctica. Grosso modo, pretende-se avaliar os efeitos de uma sequência didáctica construída pela professora-investigadora na aprendizagem discente, através da comparação dos textos iniciais e finais deste mesmo dispositivo – que foram elaborados pelos alunos, no decurso do trabalho –, atentando-se num conjunto de elementos em que os alunos mais tinham dificuldade. A análise dos dados recolhidos indica que, de facto, houve melhorias acentuadas nos textos analisados.
The present study approaches the learning of the narrative writing of a scientific experience in a 4th year Elementary School Class, launching a teach-learning device that goes around a certain textual gender, in which there is a systematic teaching – the didactic sequence effects, built by the teacher – researcher in the learning, through the comparison of initial and final texts exactly device, bearing in mind a set of elements where pupils were more troubled with. The analysis of the collected data indicates that, indeed, there were significant improvements in the analysed texts.
Descrição: Mestrado em Educação em Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/4773
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2007001285.pdf1.71 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.