Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4773
Title: | Efeitos de uma sequência didáctica em textos escritos no 1º CEB : o relato |
Author: | Pereira, Sónia Cláudia Ferreira |
Advisor: | Pereira, Maria Luisa Álvares |
Keywords: | Educação em línguas Didáctica das línguas Língua materna Expressão escrita Desenvolvimento de competências |
Defense Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente estudo aborda a aprendizagem da escrita do relato de uma
experiência científica numa turma do 4.º ano de escolaridade do Ensino
Básico, lançando-se mão de um dispositivo de ensino-aprendizagem que gira
em torno de um determinado género textual, em que há um ensino sistemático
do mesmo – a sequência didáctica.
Grosso modo, pretende-se avaliar os efeitos de uma sequência didáctica
construída pela professora-investigadora na aprendizagem discente, através
da comparação dos textos iniciais e finais deste mesmo dispositivo – que
foram elaborados pelos alunos, no decurso do trabalho –, atentando-se num
conjunto de elementos em que os alunos mais tinham dificuldade.
A análise dos dados recolhidos indica que, de facto, houve melhorias
acentuadas nos textos analisados. The present study approaches the learning of the narrative writing of a scientific experience in a 4th year Elementary School Class, launching a teach-learning device that goes around a certain textual gender, in which there is a systematic teaching – the didactic sequence effects, built by the teacher – researcher in the learning, through the comparison of initial and final texts exactly device, bearing in mind a set of elements where pupils were more troubled with. The analysis of the collected data indicates that, indeed, there were significant improvements in the analysed texts. |
Description: | Mestrado em Educação em Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4773 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2007001285.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.