Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4773
Title: Efeitos de uma sequência didáctica em textos escritos no 1º CEB : o relato
Author: Pereira, Sónia Cláudia Ferreira
Advisor: Pereira, Maria Luisa Álvares
Keywords: Educação em línguas
Didáctica das línguas
Língua materna
Expressão escrita
Desenvolvimento de competências
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo aborda a aprendizagem da escrita do relato de uma experiência científica numa turma do 4.º ano de escolaridade do Ensino Básico, lançando-se mão de um dispositivo de ensino-aprendizagem que gira em torno de um determinado género textual, em que há um ensino sistemático do mesmo – a sequência didáctica. Grosso modo, pretende-se avaliar os efeitos de uma sequência didáctica construída pela professora-investigadora na aprendizagem discente, através da comparação dos textos iniciais e finais deste mesmo dispositivo – que foram elaborados pelos alunos, no decurso do trabalho –, atentando-se num conjunto de elementos em que os alunos mais tinham dificuldade. A análise dos dados recolhidos indica que, de facto, houve melhorias acentuadas nos textos analisados.
The present study approaches the learning of the narrative writing of a scientific experience in a 4th year Elementary School Class, launching a teach-learning device that goes around a certain textual gender, in which there is a systematic teaching – the didactic sequence effects, built by the teacher – researcher in the learning, through the comparison of initial and final texts exactly device, bearing in mind a set of elements where pupils were more troubled with. The analysis of the collected data indicates that, indeed, there were significant improvements in the analysed texts.
Description: Mestrado em Educação em Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/4773
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007001285.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.