Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/4770
Título: | Comportamentos linguísticos de luso-descendentes na Venezuela |
Autor: | Maricato, Cláudia Maria Gomes |
Orientador: | Bendiha, Urbana Maria Santos Pereira |
Palavras-chave: | Consciência metalinguística Língua portuguesa Língua portuguesa Análise de erros (linguística) Expressão escrita |
Data de Defesa: | 2007 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Nesta dissertação pretendemos saber como se processa a
aprendizagem da Língua Portuguesa em Luso-descendentes, não só
nas representações da Língua Portuguesa, mas também verificar
quais são os desvios da normatividade morfológica, sintáctica e lexical
que se fazem sentir na linguagem escrita dos LD, verificando se têm
consciência Metalinguística.
Abordámos conceitos que se revelaram importantes para a justificação
teórica, tais como: Bilinguismo, Língua Materna, Língua Estrangeira,
Alternância de códigos, Competências Metalinguística e Plurilingue,
Língua, Análise de Erros, Análise Contrastiva, Interlíngua e
Consciência Metalinguítica.
No ano lectivo de 2005/2006 realizámos um estudo etnográfico na
Fundacion Cultural Luso Venezolana “Camões”, na Venezuela, local
onde recolhemos os dados para este estudo.
Analisámos os dados obtidos através de inquéritos e de uma produção
escrita realizados por alunos dos três níveis de ensino, fazendo o
cruazamento dos dois corpora. Constatámos que os alunos gostam da
LP e que de várias formas se mantêm em contacto com esta língua.
Porém as suas dificuldades acentuam-se principalmente ao nível da
ortografia nos três níveis de aprendizagem, seguindo-se os desvios
linguísticos observados nas áreas da sintaxe e da morfo-sintaxe,
revelando o nível básico maiores dificuldades. Verificámos também
que estas dificuldades são corroboradas pelos alunos, demonstrando
ter consciência metalinguística. In this dissertation we want to know how the Luso- Descendents`study realizes in Portuguese apprenticeship, not only in their Portuguese representations, but also we want to see what are the morphologic, syntactic and lexical errors that they feel in the writing, and if they have Metalinguistic Conscience. We talked about concepts that it seemed important for the theorical justification, such as: Bilinguism, Switching Codes, Metalinguístic Awareness, Error Análise ,Interlínguage and.metalinguística and plurilinguistic competences. In the 2005/2006 academic year, we did an ethnographic study in a Portuguese school in Venezuela, where we gathered what we needed for this study. We analysed the data obtained from the questionnaires and we examined the written productions by the participants of the three different levels, crossing the two corpora. And finally we observed that the students like learning Portuguese and they keep on touch with Portugal. However, all the levels have difficulties in the orthography. Then the higher numbers of errors were observed in the syntax and morpho-sintax areas, revealing the basic level more difficulties. The students corroborated their own problems; this demonstrates they have Metalinguistic Awareness. |
Descrição: | Mestrado em Educação em Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4770 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007001421.pdf | 598.41 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.