Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4763
Title: | A compreensão das crianças sobre ciência, tecnologia e o(a) cientista |
Author: | Gomes, Maria da Piedade Pereira |
Advisor: | Santos, Lucília Maria Pessoa Tavares dos |
Keywords: | Educação em ciências Ensino das ciências Estratégias de aprendizagem Conceitos científicos Desenvolvimento de competências |
Defense Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho propõe-se divulgar a forma como as crianças do JI e do
2.º ano do 1.º CEB compreendem a Ciência, Tecnologia e Cientistas, aspectos
considerados essenciais para a literacia científica e tecnológica,
indispensáveis para exercer uma cidadania de forma responsável, numa
sociedade de cariz científico/tecnológico.
Neste sentido realizou-se um estudo de tipo descritivo e de natureza qualitativa
para se efectuar o levantamento das concepções das crianças nos dois níveis
de educação e de ensino referidos. A investigação envolveu 8 crianças do JI e
8 crianças do 2.º ano do 1.º CEB seleccionadas na mesma localidade, e
utilizou como técnica de recolha de dados o grupo focal bem como diferentes
instrumentos: um guião de questões para discussão sobre ciência tecnologia e
cientista, o Draw-A-Scientist-Test (DAST), utilização de fotografias de
cientistas em actividade e um questionário de imagens.
Os resultados obtidos permitiram caracterizar as concepções de ciência como
sendo igual a experiência; é uma actividade desenvolvida por pessoas adultas;
de uma forma isolada, com instrumentos e equipamentos específicos.
Os dois grupos de crianças mencionam muitos objectos de origem tecnológica,
instrumentos musicais e associam tecnologia a computadores e telemóveis.
Não fazem ideia do trabalho dos engenheiros e/ou dos tecnólogos. As crianças
mais velhas (6-7 anos) nomeiam mais objectos que utilizam electricidade ou
outra forma de energia.
A aparência física define tratar-se ou não de cientistas (o cientista usa óculos,
luvas e bata branca). As crianças do 2.º ano do 1.º CEB vão mais longe e
referem os cientistas como bruxo ou bruxa, que fazem misturas explosivas de
muitas cores.
Os dois grupos argumentam as suas ideias referindo-se a programas do tipo
desenhos animados, filmes e séries cómicas, para fundamentar as ideias
sobre ciência, tecnologia e cientistas. De uma formal geral as crianças não
revelam conhecimento de aspectos interactivos da Ciência/Tecnologia
/Sociedade e não têm consciência da intervenção científica e tecnológica nas
suas vidas.
Constatando-se que o ensino formal da ciência e da tecnologia não contribuiu
para a formação destas imagens, pois os estereótipos sociais sobrepõem-se
às imagens difundidas na escola ou à ausência delas.
Por fim reconhece-se a necessidade de os educadores e os professores
desenvolverem outro tipo de atitude para com a educação/ensino da ciência e
da tecnologia, sendo que as orientações do movimento CTS apresentam
pontes de ligação entre ambas dando uma resposta mais sólida na
educação/ensino. Apontam-se ainda algumas estratégias de forma a promover
imagens e concepções mais humanizadas e positivas, contrariando as ideias
estereotipadas veiculadas pelo meio e essas estratégias poderão estar na
base de uma desejada articulação e sequencialidade entre níveis de
educação/ensino. The present work is considered to reveal the form as a small sample of children of the KG and the 2º year the PM they understand Science, Technology and Scientists, aspects considered essential for the scientific and technological literacy, fundamental to exercise citizenship in a responsible way, in a society of technological scientific aspect. In this direction a descriptive type and qualitative study was designed to find out the conceptions of the children in the two levels of education referred. An inquiry involved 8 children’s of the KG and 8 children’s from PM, selected in the same town and the focal group used as technique of data gathering, together with different instruments such as: a set of questions for discussion on science, technology and scientist, the Draw-A-Scientist-Test (DAST), use the photograph of scientists at work, and an images questionnaire. The results allowed us to characterize the conceptions of: science as being equal the experience, it is an activity developed for adult people (men and women), in an individual way, with specific instruments and equipment. The two groups of children mention many objects of technological origin, musical instruments, and associate technology to computers and mobile phones. They do not have an idea of the work of engineers and/or technologists. Oldest children (6-7) indicate more objects that use electricity or another form of energy. The corporal appearance defines to be or about scientists (the scientist uses spectacles and gloves, wear a white uniform). Children from PS even relate scientists as wizards or witches, who make explosive mixtures of many colours. The two groups ideas mentioning programs of comic type, films and funny series, to support their ideas on science, technology and scientists. In a general way children disclose interactive aspects of Science/Technology/Society and are not aware of the scientific and technological intervention present in their lives. It is evident that formal education of science and technology did not contribute for the formation of these ideas therefore the social stereotypes overlap the images spread out in the school or the absence of them. Finally we can recognize the necessity of a change in the type of attitude of the educators and the professors, regarding the education/ teaching of Science and Technology, bearing in mind that the orientations of STS movement provides bridges to the education/ teaching processes. Some strategies are pointed out, in order to promote humanized images and positive conceptions, opposing the stereotypes ideas propagated by the upbringing, and these strategies could be in the base of the desired combined sequential levelling of the education/ teaching process. |
Description: | Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4763 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2007001023.pdf | 7.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.