Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4748
Title: Perturbação de défice da atenção e hiperactividade no âmbito escolar
Author: Fernandes, Elsa Vilar
Advisor: Silva, Carlos Fernandes da
Keywords: Desenvolvimento psicológico
Activação do desenvolvimento
Défice de atenção
Hiperactividade
Dificuldades de aprendizagem
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A Perturbação da Hiperactividade com Défice da Atenção apresenta um quadro sintomático diversificado. Surge na infância, é caracterizado por elevadas dificuldades em manter a atenção, impulsividade e hiperactividade excessiva. O estudo sobre a problemática tem vindo a suscitar o interesse de vários investigadores ao longo dos anos, no entanto a maioria das investigações realizadas são do foro médico, sendo que a perspectiva pedagógica e educacional encontra-se pouco explorada, principalmente no que se refere à nossa realidade. Com a Inclusão escolar, a escola como instituição deve estar mais especializada, a formação de docentes, inicial e contínua, deve ser capaz de disponibilizar respostas que permitam uma abordagem promissora na activação do desenvolvimento psicológico das crianças com NEE. Com a presente investigação pretendemos, dar respostas a algumas questões, de entre as quais, determinar o grau de informação dos docentes do 1º e 2º Ciclo, quais as dificuldades com que se deparam ao leccionarem em turmas com crianças com ADHD e qual a eficácia dos métodos e estratégias utilizados. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que, face à problemática, a formação inicial e contínua de docentes é insuficiente para um desempenho positivo. O número de psicólogos escolares é reduzido face à necessidade de constituir equipas multidisciplinares para um acompanhamento adequado dos alunos. De uma forma geral, a rede de ensino, no que concerne à ADHD, é incapaz de responder adequadamente às necessidades destas crianças, a inclusão limita-se à inserção destes alunos na sala de aula.
Attention Deficit and Hyperactivity Disorder shows a variety of symptoms. It appears during childhood and is characterised by a great difficulty in paying attention, impulsive reactions and excessive hyperactivity. Over the years, many investigators have been interested in studying this subject. However, the majority of the studies made are from a medical point of view, whilst the pedagogical and educational perspective has been poorly explored, especially where it concerns our own reality. With school integration, the school as an institution must be more specialised, the teachers’ initial and continuous formation must be able to give answers that allow a promising approach to the activation of the psychological development of the Special Needs (NEE) child. With this investigation, we propose to answer some of the many questions, amongst which: what level of information teachers of the “1º and 2º Ciclos” (Portuguese primary school levels) detain; which difficulties the teachers face when teaching classes which have children with Hyperactivity and Short Attention Span Disorder and how efficient the methods and strategies used really are. The results obtained allow us to conclude that, facing this problem; the initial and continuous teachers’ formation is insufficient to gain a positive performance. The number of school psychologists is reduced comparatively to the need to constitute multidisciplinary teams for the adequate support/ help these children effectively need. Generally speaking, the school web, in what concerns Hyperactivity and Short Attention Span Disorder, is unable to adequately respond to these children’s needs, the integration is limited to the insertion of these children/students in a common classroom.
URI: http://hdl.handle.net/10773/4748
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007001288.pdf7.53 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.