Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/4728
Título: | O director de turma e a articulação curricular: estudo de caso sobre o ensino das línguas no 3º CEB |
Autor: | Lopes, Maria Luísa Silva |
Orientador: | Costa, Jorge Adelino |
Palavras-chave: | Gestão curricular Desenvolvimento dos currículos - Estudos de caso Directores de turma Ensino de línguas Ensino básico |
Data de Defesa: | 2006 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente projecto tem duas temáticas centrais: por um lado, as múltiplas
funções, atribuições e papéis do Director de Turma; por outro, a articulação
curricular no ensino das línguas no 3º CEB, situando-se esta no domínio da
gestão curricular.
Assim, procuramos revelar a importância do Director de Turma, enquanto
órgão de gestão intermédia, na promoção e reforço da articulação curricular ao
nível das Línguas.
No âmbito da crescente autonomia das escolas, a gestão curricular vem dar um
contributo e um sentido diferente às práticas docentes, obrigando a assumir
uma postura distinta face ao desenvolvimento curricular.
O aprofundamento da temática seleccionada poderá vir a contribuir para a sua
compreensão e para o seu consequente uso, na medida em que qualquer
professor, em exercício, poderá assumir este cargo e poderá representar um
momento propiciador e estimulador de reflexão no e sobre esse desempenho,
para além de possibilitar a manutenção e enriquecimento dos processos de
conhecimento.
Foi adoptada uma metodologia tipo estudo de caso, com recolha de dados
eminentemente qualitativos, com o objectivo de apurar se existe uma relação
entre as duas temáticas em estudo e se a articulação curricular é uma prática
presente na Escola Azul.
Foi possível concluir que o Director de Turma é, com efeito, a figura principal
na promoção e coordenação da articulação curricular, contando, no entanto,
com a colaboração do Conselho de turma. Por outro lado, a articulação
curricular encontra-se definida nos documentos da Escola Azul, contudo na
prática ela é ainda pouco visível. The present text deals with two main topic areas: the multiple functions and roles of the Director of Class and the curricular articulation in language teaching in the third Cycle of the Basic Education. Thus, it is our intention to reveal the importance of the Director of Class, as an organ of intermediate management, in the promotion and reinforcement of curricular articulation in languages. With the increase of the schools’ autonomy, the management of the curriculum gives a new contribution and sense to the teachers’ practises, as to experience the development of the curriculum differently. A deep study of the selected topic may contribute to a better understanding and, consequently, to a better use, for any teacher may have to overtake this task during his professional life. Besides it also represents a propitiating and stimulating opportunity of reflection on and about its performance. On the other hand, it allows the maintenance and enrichment of knowledge processes. The selected methodology was the Case Study. The collected data are predominantly qualitative, so as to verify if there is a link between the Director of Class and curricular articulation and the existence of an active curricular articulation. It was possible to conclude that this educative agent plays an important and effective role either in the promotion and co-ordination of curriculum management, provided that all teachers in a class council cope with him. Finally, the practice of curricular articulation is still far from being an active practice. |
Descrição: | Mestrado em Gestão Curricular |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4728 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
206600.pdf | 7.72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.