Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/4728
Título: O director de turma e a articulação curricular: estudo de caso sobre o ensino das línguas no 3º CEB
Autor: Lopes, Maria Luísa Silva
Orientador: Costa, Jorge Adelino
Palavras-chave: Gestão curricular
Desenvolvimento dos currículos - Estudos de caso
Directores de turma
Ensino de línguas
Ensino básico
Data de Defesa: 2006
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente projecto tem duas temáticas centrais: por um lado, as múltiplas funções, atribuições e papéis do Director de Turma; por outro, a articulação curricular no ensino das línguas no 3º CEB, situando-se esta no domínio da gestão curricular. Assim, procuramos revelar a importância do Director de Turma, enquanto órgão de gestão intermédia, na promoção e reforço da articulação curricular ao nível das Línguas. No âmbito da crescente autonomia das escolas, a gestão curricular vem dar um contributo e um sentido diferente às práticas docentes, obrigando a assumir uma postura distinta face ao desenvolvimento curricular. O aprofundamento da temática seleccionada poderá vir a contribuir para a sua compreensão e para o seu consequente uso, na medida em que qualquer professor, em exercício, poderá assumir este cargo e poderá representar um momento propiciador e estimulador de reflexão no e sobre esse desempenho, para além de possibilitar a manutenção e enriquecimento dos processos de conhecimento. Foi adoptada uma metodologia tipo estudo de caso, com recolha de dados eminentemente qualitativos, com o objectivo de apurar se existe uma relação entre as duas temáticas em estudo e se a articulação curricular é uma prática presente na Escola Azul. Foi possível concluir que o Director de Turma é, com efeito, a figura principal na promoção e coordenação da articulação curricular, contando, no entanto, com a colaboração do Conselho de turma. Por outro lado, a articulação curricular encontra-se definida nos documentos da Escola Azul, contudo na prática ela é ainda pouco visível.
The present text deals with two main topic areas: the multiple functions and roles of the Director of Class and the curricular articulation in language teaching in the third Cycle of the Basic Education. Thus, it is our intention to reveal the importance of the Director of Class, as an organ of intermediate management, in the promotion and reinforcement of curricular articulation in languages. With the increase of the schools’ autonomy, the management of the curriculum gives a new contribution and sense to the teachers’ practises, as to experience the development of the curriculum differently. A deep study of the selected topic may contribute to a better understanding and, consequently, to a better use, for any teacher may have to overtake this task during his professional life. Besides it also represents a propitiating and stimulating opportunity of reflection on and about its performance. On the other hand, it allows the maintenance and enrichment of knowledge processes. The selected methodology was the Case Study. The collected data are predominantly qualitative, so as to verify if there is a link between the Director of Class and curricular articulation and the existence of an active curricular articulation. It was possible to conclude that this educative agent plays an important and effective role either in the promotion and co-ordination of curriculum management, provided that all teachers in a class council cope with him. Finally, the practice of curricular articulation is still far from being an active practice.
Descrição: Mestrado em Gestão Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/4728
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
206600.pdf7.72 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.