Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4706
Title: Uma história do design do cartaz português do século XVII ao século XX
Author: Barbosa, Maria Helena Ferreira Braga
Advisor: Branco, Vasco Afonso da Silva
Calvera i Sagué, Anna Maria
Keywords: História do design
Artes gráficas
Cartazes
Defense Date: 11-Jul-2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Constatada que foi uma lacuna na área da história do design gráfico português, a necessidade deste estudo surgiu naturalmente no sentido, se não de a colmatar pelo menos de a diminuir. Consequentemente, realizou-se a investigação desde o séc. XVII ao séc. XX. O trabalho baseou-se primeiramente na pesquisa de material, quer na Biblioteca Nacional de Portugal, quer na colecção de Madeira Luís em arquivo na Universidade de Aveiro. Foram ainda realizadas entrevistas a designers no sentido de obter um conhecimento maior sobre a prática de projecto, nomeadamente do projecto do cartaz. Foi selecionada uma amostra que se considerou representativa e criou-se uma base de dados no sentido de sistematizar os conteúdos que interessavam ser estudados. Essa amostra foi posteriormente objecto de uma selecção por parte de dez especialistas convidados. Paralelamente, analisaram-se os cartazes dessa selecção do ponto de vista do design utilizando como metodologia a aplicação do modelo triangular (autoria, tecnologia, programa) de Francisco Providência. Concluiu-se que a história do design do cartaz português é resultado de um conjunto de interacções que se prendem com os acontecimentos políticos, económicos, culturais que se devem mesclar com a prática projectual realçando a importância e a intervenção da autoria nesse processo. Importou revelar uma visão interna da disciplina narrada pela autoria. Considerando as hipóteses de investigação e a abordagem metodológica utilizada, foi possível obter uma perspectiva centrada no design sobre a história do design do cartaz português.
It was found a gap in the discipline of Portuguese history of graphic design, and the need for this study arose naturally in the direction, if not to fill at least diminish it. Consequently, it was carried out a research between XVII and XX centuries. The study was based primarily on research material, either in the National Library of Portugal and in the collection of Madeira Luis archived in the University of Aveiro. Were also conducted interviews with designers in order to obtain greater knowledge about the practice about project, including the draft of the poster. It was selected a representative sample and it was created a database in order to systematize the content that were interested to be studied. This sample was subsequently analysed by a selection of ten experts. In parallel, the selection of posters were analysed from the standpoint of design using as a methodology the implementation of the triangular model (authorship, technology, program) proposed by Francisco Providência. It was concluded that the history of Portuguese poster design is the result of a set of interactions that are related to the political, economic and cultural issues, that should merge with the project-oriented into practice emphasizing the importance of authorship and intervention in this process. It was important to reveal a view from inside the discipline narrated by the authorship. Considering the research hypotheses and methodological approach, it was possible to achieve a design-centric perspective on the history of Portuguese design of the poster.
Description: Doutoramento em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/4706
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
teseHB_final.pdf369.1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.