Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4704
Title: | Compreender e proteger as dunas: uma abordagem no 1º ciclo do E.B |
Author: | Oliveira, Diana Paula Correia de |
Advisor: | Bernardes, Cristina |
Keywords: | Ensino das ciências Educação ambiental Métodos pedagógicos Estratégias da aprendizagem Desenvolvimento das competências Ensino básico 1º ciclo |
Defense Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Tendo em conta que as finalidades do ensino básico devem proporcionar nos
alunos o desenvolvimento de competências científicas, de valores e atitudes
que permitam a sua educação e consequentemente a literacia científica, foi
efectuada uma investigação educacional que visou contribuir para o aumento
dessa mesma literacia.
O presente trabalho tem como problema de investigação características que
devem possuir os materiais curriculares e respectivas metodologias de
abordagem para possibilitar aos alunos a compreensão do sistema dunar,
contribuindo paralelamente para a sua protecção e preservação.
Pretende apresentar-se como uma ferramenta de orientação dos docentes que
leccionam o 1º ciclo do ensino básico, com particular incidência no 1º ano de
escolaridade. A implementação do trabalho de campo e o uso de conteúdos do
Estudo do Meio e outras áreas curriculares facilitou a sensibilização dos alunos
para o património natural/ambiental local.
A proposta didáctica fundamenta-se na elaboração de um guião didáctico do
professor e aluno, com os respectivos materiais que envolve a saída de campo
com três momentos distintos; a preparação da saída, a saída propriamente dita
e o pós saída.
São expostos os resultados da aplicação dos materiais e metodologias
acompanhados pela reflexão crítica da professora que o aplicou.
Este trabalho finaliza com a apresentação de sugestões, e projectos que se
desenvolveram ao longo da realização do estudo que provocaram
enriquecimento mútuo.
Os resultados obtidos permitem concluir que os alunos intervenientes neste
estudo (1º ano de escolaridade) mobilizaram saberes científicos para
compreensão da realidade e para abordagem de situações e problemas do
quotidiano, adoptando estratégias adequadas, tomando decisões e
cooperando com os colegas nas tarefas e no projecto comum. Having in mind that the purposes of the basic teaching must provide in the students the development of scientific competences, values and attitudes that allow their education and consequently the scientific literacy, was effectuated an educational investigation that aimed at contributing to the increase of that same literacy. The present work has a research problem the characteristics that the curricular materials must possess and respective approach methodologies to make possible to the students the understanding of the dunar system, contributing parallel to its protection and preservation. Intends to present itself as an orientation tool of teachers that instruct the 1st Level of Basic School with matter incidence in the 1st grade. The implementation of field work and the used of contents of Study Local and other curricular áreas facilitated the students’sensitization for the local natural/environmental patrimony. The didactical proposal is based in the elaboration of a teacher and student guide book with respective materials that involves the field trip with three different moments; the preparation of the trip, the trip itself and the pos trip. Are exposed the results of the materials and methodologies application accompanied by the critical reflection teacher’s apllied it. This work concludes with the presentation of suggestions, and projects that had been developed throughout the accomplishment of the study that provoked mutual enrichment. The obtained results allow to conclude that the intervening students in this study (1st grade) mobilized scientific knowledge for understanding of reality and approach of everiday situations and problems, adopting appropriate strategies, making decisions and cooperating with schoolmates in the tasks and in the common project. |
Description: | Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4704 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
207978.pdf | 15.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.