Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAnjo, António José Batelpt
dc.contributor.authorNunes, Ana Alexandra Diaspt
dc.date.accessioned2011-12-22T10:09:35Z-
dc.date.available2011-12-22T10:09:35Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/4701-
dc.descriptionMestrado em Comunicação e Educação em Ciênciapt
dc.description.abstractO presente trabalho pretende apresentar a Divulgação de Ciência como umaaposta da Cooperação Internacional para o Desenvolvimentode modo a contribuir para a melhoria da Educação em Países subdesenvolvidos, nomeadamente, em Moçambique. No âmbito desta problemática é estudado o conceito de Ciência assim como oseu impacto na sociedade. Explicitando que o conhecimento científico é o indicador mais adequado para determinar o nível de modernização, desenvolvimento de um país. Posteriormente, faz-se uma análise pormenorizada do processo decooperação internacional actual tal como da evolução que este sofreu ao longodos tempos. O Projecto Matemática Ensino surge como o projecto-base nacional de outros dois projectos de cooperação internacional com Moçambique: o Pensas@moz(Plataforma de Ensino Assistido por Computador em Moçambique) e oOUTclass (Cooperação para a Aprendizagem). O Pensas@moz é analisado como um caso de sucesso evidente da cooperação portuguesa no âmbito doProcesso Educação e no domínio do Processo de Cooperação Internacional.O OUTclass apresenta-se ainda numa fase experimental, evidenciando no entanto, resultados positivos. Todos estes projectos se podem considerarcomo comunidades web. Finaliza-se com algumas considerações, onde se evidencia a relevância da partilha de conhecimentono sentido de caminharmos para a globalização do Saber, visando um desenvolvimento mundial.pt
dc.description.abstractThe present work intends to present a Science Diffusion as a wager of the International Cooperation for the Development providing an improvement of the Education in semi-developed Countries, namely, in Mozambique. In the ambit of this situation is studied the concept of Science also as hisimpact in society. Explicitly that the scientific knowledge is an indicator more capable to determine the level of modernization, development of a country. Posteriorly, it is done a detailed analyse of the process of the nowadaysinternational cooperation as if the evolution which this suffered through all time. The Education Mathematic Project appears as the national main project ofother two international cooperation projects with Mozambique: thePensas@moz (Education Platform supported by computer in Mozambique) andthe OUTclass (Cooperation to the Acquaintance). The Pensas@moz is analysed as a case of evident success of the Portuguese cooperation in theambit of the Educational Process and in the dominion of the InternationalCooperation Process. The OUTclass is presented still in an experimentalphase, however showing positives results. Every these projects can be considered as web communities. To sum up, where it is evincible a relevance of knowledge share in the way ofwalking to a globalization of Knowledge, aiming the global development.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação científicapt
dc.subjectDivulgação científicapt
dc.subjectCooperacão internacionalpt
dc.titleDivulgação de ciência como agente de cooperação internacionalpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
212597.pdf3.99 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.