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Título: Divulgação de ciência como agente de cooperação internacional
Autor: Nunes, Ana Alexandra Dias
Orientador: Anjo, António José Batel
Palavras-chave: Educação científica
Divulgação científica
Cooperacão internacional
Data de Defesa: 2007
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar a Divulgação de Ciência como umaaposta da Cooperação Internacional para o Desenvolvimentode modo a contribuir para a melhoria da Educação em Países subdesenvolvidos, nomeadamente, em Moçambique. No âmbito desta problemática é estudado o conceito de Ciência assim como oseu impacto na sociedade. Explicitando que o conhecimento científico é o indicador mais adequado para determinar o nível de modernização, desenvolvimento de um país. Posteriormente, faz-se uma análise pormenorizada do processo decooperação internacional actual tal como da evolução que este sofreu ao longodos tempos. O Projecto Matemática Ensino surge como o projecto-base nacional de outros dois projectos de cooperação internacional com Moçambique: o Pensas@moz(Plataforma de Ensino Assistido por Computador em Moçambique) e oOUTclass (Cooperação para a Aprendizagem). O Pensas@moz é analisado como um caso de sucesso evidente da cooperação portuguesa no âmbito doProcesso Educação e no domínio do Processo de Cooperação Internacional.O OUTclass apresenta-se ainda numa fase experimental, evidenciando no entanto, resultados positivos. Todos estes projectos se podem considerarcomo comunidades web. Finaliza-se com algumas considerações, onde se evidencia a relevância da partilha de conhecimentono sentido de caminharmos para a globalização do Saber, visando um desenvolvimento mundial.
The present work intends to present a Science Diffusion as a wager of the International Cooperation for the Development providing an improvement of the Education in semi-developed Countries, namely, in Mozambique. In the ambit of this situation is studied the concept of Science also as hisimpact in society. Explicitly that the scientific knowledge is an indicator more capable to determine the level of modernization, development of a country. Posteriorly, it is done a detailed analyse of the process of the nowadaysinternational cooperation as if the evolution which this suffered through all time. The Education Mathematic Project appears as the national main project ofother two international cooperation projects with Mozambique: thePensas@moz (Education Platform supported by computer in Mozambique) andthe OUTclass (Cooperation to the Acquaintance). The Pensas@moz is analysed as a case of evident success of the Portuguese cooperation in theambit of the Educational Process and in the dominion of the InternationalCooperation Process. The OUTclass is presented still in an experimentalphase, however showing positives results. Every these projects can be considered as web communities. To sum up, where it is evincible a relevance of knowledge share in the way ofwalking to a globalization of Knowledge, aiming the global development.
Descrição: Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
URI: http://hdl.handle.net/10773/4701
Aparece nas coleções: DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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