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http://hdl.handle.net/10773/4697
Title: | A participação do pessoal não docente na organização escolar |
Author: | Silva, Maria Manuela de Sampaio Pinto |
Advisor: | Mendes, António Augusto Neto |
Keywords: | Administração do ensino Organização escolar Gestão participativa - Estudos de caso Educação pré-escolar Ensino básico |
Defense Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Os temas Participação e Organização Escolar estão amplamente
investigados, pelas ciências da educação, nomeadamente em estudos na área
da administração escolar. Servindo-nos de material que abraça estes dois
temas, já publicado ou sob a forma de documentos finais de mestrado ou
doutoramento, alicerçamos uma base de trabalho, introduzindo-lhe uma
variante (o pessoal não docente) e levamos a efeito uma investigação, assente
na trilogia – a Participação do Pessoal Não Docente na Organização Escolar.
Quisemos evidenciar, através de um estudo de caso, o papel de
um grupo de actores sociais que, embora sempre presentes na história da
escola como organização, não tem merecido, da parte dos estudos
académicos, a mesma atenção que os outros actores escolares.
O trabalho que agora apresentamos, e que reveste a forma de
dissertação de mestrado, dá conta dos tipos de participação desenvolvidos
num agrupamento vertical de escolas (ensino básico e educação pré-escolar),
a partir do contributo dos dados colhidos empiricamente. Sustentando a nossa
análise na teoria neoinstitucional olhámos a organização escolar como sistema
micropolítico.
Num modelo de gestão escolar, concebido como democrático, verifica-se que
o pessoal não docente tem um papel importante na educação, que lhe é
conferido, não pelo sistema (através da sua participação burocrática e da sua
participação formal), mas pelas micopolíticas que institui. Organizando-se em
pequenos grupos, segundo afinidades diversas (de tarefas, da escola a que se
sente ligado contratual e afectivamente ou do vínculo laboral), o pessoal não
docente, neste estudo de caso, revela um poder informal que nos é transmitido
pelas representações que tem da importância do seu papel na educação dos
alunos. Apesar de uma autoestima elevada e dos tipos de participação que
pratica, este grupo não tem visibilidade na organização escolar – constatação
que nos deixa a pensar a democracia como algo, de facto, inacabado. The subjects Participation and School Organization are widely investigated by sciences of education in studies in the area of scholl administration. Using some topics related to these two subjects, already published or as final documents of master’s degree or graduation, we’ve consolidated our work introducing a version (non teaching staff) and we made a study based upon a triology – the participation of the non teaching staff in the school organization. Through a case study we wanted to evidence the role of a group of social actors that through always present in the history of the scholl as an organization, have not deserved the same attention or importance as the other school actors. Our study as a form of master’s degree essay shows the types of participation present in a Vertical Assembly of Schools (basic and preschool education) through the empirical data. Sustaining our analysis on the neoinstitucionalism theory, we regard the school organization as a micropolical system. In a model of a school administration, considered as democratic, we found out that the non teaching staff have a very important workers have a very important role in the education. This role is given to them, not by the system (through their democratic participation) but the micropolitics that are instituded. Organizing themselves in short groups according to different affinities (tasks, the school to which they…. Belong contractual and affectively or the labour contract), the non teaching staff, in this case study, shows an informal power wich comes down to us through the representations they have, of the importance of their role in the students’ education. In spite of a high self esteem and the types of participation they practise, this group has no visibility in the school organization – this evidence makes us think that democracy is something still, really unfinished. |
Description: | Mestrado em Análise Social e Administração da Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4697 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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