Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4695
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, António Mariapt
dc.contributor.authorPestana, Ilda Maria Coelho Lopes da Cunhapt
dc.date.accessioned2011-12-21T15:42:02Z-
dc.date.available2011-12-21T15:42:02Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/4695-
dc.descriptionMestrado em Análise Social e Administração da Educaçãopt
dc.description.abstractA escola passa por um processo complexo para conseguir acompanhar as inovações e as mudanças que se vão impondo com o nascimento da sociedade da informação. O trabalho incide no contexto organizacional no que concerne à gestão do currículo no domínio das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Procede-se a uma reflexão acerca das alterações curriculares referentes à introdução das TIC no ensino básico. As alterações curriculares pertencentes ao Decreto-lei 6/2001 prevêem a aquisição de competências básicas neste domínio, de modo transversal, como um meio, ou instrumento potencialmente explorável pelas diversas áreas curriculares, ou extracurriculares. Posteriormente com o Decreto-lei 209/2002 é implementada a disciplina “introdução às tecnologias da informação e comunicação” (ITIC) obrigatória no 9º ano de escolaridade, que visa desenvolver as competências básicas das TIC na sociedade e uniformizar conhecimentos no final do ensino básico. O objecto deste estudo é analisar como a escola se organiza, de forma a criar as condições necessárias para que sejam colocadas em práticas as referidas alterações curriculares no ensino básico, em Portugal continental. No âmbito deste estudo empírico recolhemos informação, através de inquérito por questionário junto de uma amostra constituída por 363 (52% do universo) presidentes do Conselho Executivo ou alguém por eles designado, responsáveis pelas escolas sede de agrupamentos verticais do ensino básico com os três níveis de ensino 1º,2º e 3º ciclos.pt
dc.description.abstractThis work focuses on the organisational context of curriculum management of Information and Communication Technology (ICT) in the primary and middle school education. The curricular adjustments concerning the introduction of ICT in the primary and middle school education systems are mentioned and analyzed. The curricular revision brought by Decree-law 6/2001 foresees the acquirement of basic abilities in this domain, as a promising means to be explored by the various curricular and extracurricular areas. Later on, with the introduction of Decree-law 209/2002, the subject of Introduction to Information and Communication Technology is implemented, mandatory in 9th and 10th grades, which aims at developing the basic abilities of ICT in society and at standardizing knowledge. This work studies the way schools organise themselves in order to create the necessary conditions to implement the required curricular changes up until the 9th grade. In the context of this Project work, information has been gathered through questionnaires to a sample consisting of 362 (52% of the total) headmasters of the groupings of primary and middle schools. Schools undergo a complex process to be presently up-to-dated concerning this new Information Society.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdministração escolarpt
dc.subjectDesenvolvimento dos currículospt
dc.subjectTecnologia da educaçãopt
dc.subjectMudança educativapt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEnsino básicopt
dc.titleAs TIC no currículo do ensino básico e os processos educativospt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
208968.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.