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http://hdl.handle.net/10773/4684
Título: | Auto-avaliação de uma escola secundária: aplicação do Modelo de Excelência da EFQM |
Autor: | Tavares, Maria do Rosário Pinheiro da Cruz |
Orientador: | Sarrico, Cláudia Rosa, Maria João Pires da |
Palavras-chave: | Gestão pública Administração escolar Avaliação da educação Auto-avaliação (grupos) Qualidade do ensino Melhoria da educação Escolas secundárias |
Data de Defesa: | 2006 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Num contexto em que a velocidade da mudança é exponencial e a reforma
administrativa é imperiosa, a modernização dos sistemas de ensino constituise
como basilar para a formação de alunos qualificados e bem preparados
para os desafios que o futuro lhes colocará. Desta forma, o papel da avaliação
e da auto-avaliação do desempenho das escolas ganha uma importância
acrescida.
Com a presente investigação, no âmbito do Mestrado em Gestão Pública,
pretende-se contribuir para essa discussão, apresentando uma experiência de
interpretação e adaptação do modelo de excelência da EFQM. Este modelo,
inicialmente concebido para avaliar o desempenho das organizações privadas,
foi progressivamente adaptado e adoptado quer por organizações sem fins
lucrativos, quer pelas organizações do sector público, com elevados impactos
ao nível da gestão para a qualidade e da avaliação do desempenho
organizacional.
Neste sentido, recorrendo à metodologia de estudo de caso, propõe-se fazer
uma interpretação e adaptação do modelo de excelência da EFQM a uma
escola pública portuguesa, sem perder de vista a especificidade desta
enquanto organização, com o objectivo fundamental de contribuir para a
compreensão da forma como este modelo se pode aplicar numa escola
pública, e o porquê de se proceder a esta aplicação.
Equacionados vários factores e para além das limitações deste trabalho, foi
possível concluir que a aplicação do modelo de excelência da EFQM, embora
se tenha demonstrado um processo com alguma complexidade, fornece à
escola um conjunto de ferramentas de grande utilidade para desencadear
processos de melhoria da qualidade. Para além disso, e apesar de o grande
beneficiário ser obviamente, a própria escola, também dela beneficiam os
professores, pessoal não docente, bem como todos aqueles que de alguma
forma, directa ou indirectamente, usufruem das actividades nela realizadas e
dos serviços por ela prestados, sendo aqui de destacar pela sua óbvia
importância, os alunos, principal razão de ser da própria escola.
A aplicação do modelo requer, acima de tudo que os órgãos de gestão e
administração escolar, e grande parte das pessoas que nela exercem as suas
funções, estejam plenamente convencidas da necessidade de apostar na
melhoria da qualidade e na utilização sistemática de processos de autoavaliação
e gestão da mudança. In a society where climbing seed changes are exponential and administrative improvement is urgent, new educational systems are becoming essential to form qualified and well-prepared students for future challenges. Thus, the assessment of all schools’ performances turns out to be extremely important. Whit this work, within Public Management Masters Degree, we intend to bring about this debate, by presenting a comprehension and adaptation from the EFQM Model. This model, initially intended to evaluate private organisations’ performances, was then adapted and adopted both by non-profitable organisations and public administration organisations, with deep impact on the management for quality and performance assessment. Following this line, and bearing in mind the study case methodology, an interpretation and adaptation of the EFQM Model will be carried out in a Portuguese Public School. However, we must not forget that a school is also an organisation, whose main goal is to help on the understanding of the use of this model in a public school and the reasons for that use. Focussing on several issues and beyond this work’s restrictions, we concluded that the use of the EFQM Model, although it is a tangled process, provides the school with vital tools to unchain improving procedures. Besides that, the school itself derives profit from this application and so the teachers, employees, the community and, above, the students because, without them, there would be no school. We can also say that the use of the model depends on the leadership and on the people who work at school, since they are the ones who need to be aware of the importance of higher quality and how self-assessment is important when it comes to innovation. |
Descrição: | Mestrado em Gestão Pública |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4684 |
Aparece nas coleções: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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