Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4666
Title: Setúbal, as TIC e o ensino de inglês: atitudes dos professores
Author: Brito, Maria da Conceição Ferreira de
Advisor: Moreira, António
Keywords: Ensino de línguas
Língua inglesa
Tecnologias da informação e comunicação
Formação de professores
Formação contínua
Defense Date: 2006
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O estudo que aqui se apresenta pretende caracterizar os professores de inglês das escolas secundárias e secundárias com 3º Ciclo, relativamente às suas atitudes e competências quanto à utilização das TIC no ensino da língua inglesa, no distrito de Setúbal. Paralelamente, o projecto de investigação pretende identificar os factores que explicam a resistência/adesão destes professores ao uso das TIC na prática lectiva, ao mesmo tempo que tem como finalidade determinar, a partir de um balanço dos resultados obtidos, um conjunto de características positivas que permitam a sua integração na formação inicial e contínua de professores de inglês em TIC, através de propostas e/ou recomendações a fazer. Na verdade, este estudo permitiu-nos concluir que os professores de Inglês deste distrito têm já uma familiaridade com as TIC que julgávamos menos evidente, havendo, de facto, um avanço na adesão às tecnologias que o nosso contacto anual com professores na formação contínua não permitia descortinar. De qualquer modo, e pesem embora os avanços na adesão às TIC, constatouse que os professores de Inglês deste distrito usam ainda muito pouco as tecnologias em trabalho lectivo com alunos. Os factores que determinam esta situação são também analisados nesta investigação, permitindo-nos chegar a algumas conclusões de interesse para a formação dos professores de Inglês em TIC, de modo a que se tente levar estes profissionais a mudarem de atitude em relação à integração das tecnologias na sua prática lectiva.
The aim of this study is to characterize the teachers of English of the secondary schools and secondary schools with 3rd grade, in the district of Setúbal, according to their attitudes towards and skills in the use of ICT in English language teaching. This research project also aims at identifying the factors of resistance/adhesion of these teachers to the use of ICT in their teaching practice. It has also the goal of determining, from the reflection made according to the results achieved from the data gathered, a set of positive characteristics that may be proposed or recommended for integration of ICT training in pre and in-service teacher education programmes of English language teachers. In fact, this study has allowed us to conclude that the teachers of English of this district are familiar with ICT, which we thought less apparent, showing an advance towards the adhesion to technologies that our annual contact with inservice training teachers did not permit to unveil. Anyway, in spite of the advances as for the adhesion to ICT, there’s been witnessed that the teachers of English of this district still use technologies very little in their teaching practice with students. The factors that lead to this situation are also analysed in this research project, allowing us to draw some conclusions that may be interesting for ICT in-service teachers’ training, so that one can try to make these professionals change their attitude towards the integration of technologies in their teaching practice.
Description: Mestrado em Didáctica de Línguas
URI: http://hdl.handle.net/10773/4666
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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