Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/4663
Título: | A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro |
Autor: | Tavares, Isabel Maria Martins |
Orientador: | Cabrita, Isabel |
Palavras-chave: | Ensino da matemática Ensino secundário Objectivos educativos Investigação educativa |
Data de Defesa: | 2006 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se descrever e comentar o resultado de um estudo
sobre as condições e o modo como é implementada a Matemática no Ensino
Secundário e o seu impacto nas motivações dos alunos em relação à
Matemática. Mais concretamente reflecte-se sobre as condições humanas,
logísticas e administrativas que são disponibilizadas para apoio à abordagem
da Matemática, incluindo o tipo de formação que é proporcionado aos
professores, o grau de cumprimento dos programas, quais os objectivos que
os professores realmente perseguem, isto é, que competências pretendem que
os alunos desenvolvam, quais os assuntos abordados e como os interligam,
quais as metodologias adoptadas e os recursos utilizados e quais os tipos e
instrumentos de avaliação que privilegiam e a consequente alteração na
motivação dos alunos em relação à Matemática.
O estudo foi realizado em três escolas do distrito de Aveiro durante um ano
lectivo, e incidiu sobre a observação de sessões de formação, de reuniões de
grupo e de aulas de sete professores dos 10º e 11º anos de escolaridade.
Procedeu-se, ainda, à análise de entrevistas, de questionários aplicados a
alunos e professores e documental. The following work aims at describing and commenting on the outcomes of a project about the conditions and the way the teaching of Mathematics is being applied to the Secondary School level (teachers’ and students’ opinions included), and its impact on the students’ attitude towards this subject. It specifically reflects on the administrative, logistic and human conditions available to support the approach to Mathematics, namely teachers’ training courses, the level of accomplishment of the course year’s plans, the objectives teachers want to achieve, i.e., the competences they want students to develop, the way the different contents are approached and how they are connected, the methodologies, resources and assessment instruments chosen ( teachers’ and students’ points of view included) and the consequent change in the students’ motivation towards Mathematics. The experiment was held in three schools in the Aveiro region for a curricular year, and it focused on the observation of training sessions, group meetings, and lessons taught to the 10th and 11th form by seven teachers. Interview analysis, questionnaires to both teachers and students were also taken into consideration, as well as related documental information. Main conclusions were drawn from the analysis of the collected data. |
Descrição: | Mestrado em Matemática |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4663 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DMat - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
209126.pdf | 8.81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.