Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4660
Title: | Efeito de xenobióticos em meios aquáticos: aplicação ao 3º ciclo |
Author: | Oliveira, Joana Isabel Branco de |
Advisor: | Pereira, Mário Jorge Gonçalves, Fernando José Mendes |
Keywords: | Ensino das ciências da terra Ecotoxicologia Educação ambiental Ensino básico |
Defense Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A contaminação de sistemas aquáticos deve-se não só a causas naturais
mas sobretudo a actividades humanas, como sejam, as descargas de
efluentes domésticos ou industriais, a lixiviação e escorrência de
pesticidas em terrenos agrícolas, entre outras. A avaliação dos efeitos
tóxicos de diferentes agentes em populações ou comunidades de
organismos vivos, que pertencem a ecossistemas aquáticos, pode ser
efectuada através da realização de ensaios ecotoxicológicos. Assim, o
trabalho que se apresenta foi desenvolvido em duas fases.
Na primeira fase do trabalho, pretendeu-se avaliar o impacto do aumento
da concentração do herbicida Paraquato® em três espécies de microalgas
verdes – Pseudokirchneriella subcapitata (Korshikov) Hindak, Chlorella
vulgaris Beijerinck e Pandorina morum (Müller) Bory. Para isso,
aplicou-se a metodologia dos testes de toxicidade, tendo-se definido
previamente a gama de concentrações utilizada para cada espécie. De um
modo geral, a análise estatística (ANOVA) permitiu verificar diferenças
significativas com o incremento da concentração de Paraquato®. Assim,
conclui-se que P. morum é a alga mais sensível e P. subcapitata a mais
tolerante à presença do referido herbicida.
Na segunda fase do trabalho, desenvolveu-se uma metodologia de teste
de inibição de crescimento algal aplicável ao 3º ciclo do Ensino Básico,
utilizando substâncias que não constituem um risco de manipulação por
parte dos alunos. Para isso, adaptou-se a metodologia dos testes de
toxicidade utilizando o conhecido sal de cozinha como agente tóxico a
testar. Este trabalho permitiu a comparação dos seus resultados com os dos testes toxicológicos vulgarmente utilizados na investigação. Assim,
desenvolveu-se uma metodologia simples e perfeitamente aplicável na
realidade material e orçamental das nossas escolas pelo que, se sugere
que os Professores do Ensino Básico a incluam como estratégia didáctica
no ensino das Ciências Naturais. The contamination of aquatic systems is due not only to natural causes but above all to anthropogenic activity such as discharges of domestic or industrial effluents, leaching and runoff of pesticides in agricultural lands, among others. The evaluation of the toxic effects of different agents in populations or communities of living organisms, belonging to aquatic ecosystems, can be accomplished by carrying out ecotoxicological assays. Thus, the present study was developed in two phases. In the first phase of the study, it was intended to evaluate the impact of the increase of Paraquat® concentration in three microalgae species - Pseudokirchneriella subcapitata (Korshikov) Hindak, Chlorella vulgaris Beijerinck and Pandorina morum (Müller) Bory. For this, the methodology of inhibition tests was applied, after previously defining the concentration range used for each species. In general, the statistic analysis (ANOVA) allowed verifying significant differences with the increment of Paraquat® concentration. Thus, one concludes that P. morum is the most sensitive species and P. subcapitata the most tolerant. In the second phase of the study, a methodology of inhibition test appliable to the 3rd cycle of basic education was developed by using substances that do not constitute a risk of manipulation for the pupils. For this, the test methodology was adapted using the ordinary salt of kitchen as the toxic agent to test. This work allowed the comparison of its results with the ones obtained by the toxicological assays used in research. Thus, a simple and perfectly appliable methodology, in the material and budget reality of our schools, was developed. For that, it suggests that basic education teachers include it as a didactic strategy in the education of Natural Sciences. |
Description: | Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4660 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DBio - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
209110.pdf | 482.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.