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http://hdl.handle.net/10773/4636
Title: | Materiais didácticos CTS para o estudo da qualidade da água no 1º ciclo |
Author: | Tavares, Fátima Rodrigues |
Advisor: | Talaia, Mário de Almeida Rodrigues Marques, Luís Manuel Ferreira |
Keywords: | Educação em ciências Ensino das ciências - Ensino básico 1º ciclo Didáctica das ciências Educação ambiental Qualidade da água |
Defense Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Actualmente considera-se que a educação em ciências deve possibilitar uma
melhor compreensão do mundo e das inter-relações existentes entre o
conhecimento científico, o tecnológico e a sociedade.
Neste posicionamento, entende-se que o ensino das ciências deve ser
abordado em torno de contextos ligados à Ciência, à Tecnologia e à
Sociedade (CTS).
O ensino das Ciências, segundo abordagens CTS, pretende promover
aprendizagens no domínio científico, tecnológico e social, partindo de
contextos familiares e úteis, motivando os alunos e fornecendo-lhes
ferramentas para serem e actuarem como cidadãos cientificamente
esclarecidos.
Para esse efeito, é fundamental recorrer a actividades e metodologias
diversificadas e a materiais didácticos adequados que as suportem. Contudo, a
este nível, verifica-se uma escassez generalizada, o que condiciona em
grande medida a implementação de abordagens CTS.
Assim, definiu-se como principal objectivo deste estudo, a concepção,
produção, validação e aplicação de materiais didácticos para a exploração da
temática “A qualidade da água”, segundo abordagens CTS, no 4º ano de
escolaridade do 1º Ciclo.
Para a escolha desta temática teve-se em conta, não só o Currículo de
Ciências, o Programa de Estudo do Meio e os critérios de selecção de temas
CTS, como também a preocupação de abordar uma temática que
desenvolvesse a compreensão crítica de uma realidade próxima, de forma a
possibilitar a sensibilização do aluno para a necessidade de uma gestão
sustentada dos recursos hídricos.
No âmbito deste estudo foram concebidos, produzidos e aplicados pela
professora, que neste estudo também era a investigadora, os seguintes
materiais didácticos: um Caderno de Actividades do Aluno, um Guião de Apoio
ao Professor, um Dossier de Pesquisa, um Web site, dois filmes e duas
apresentações de Power Point
A investigação foi de natureza qualitativa. Para a recolha de dados recorreu-se
à observação directa e à análise de registos dos alunos.
Os resultados obtidos com os alunos foram encorajadores no que respeita à
motivação, à participação e à aquisição de competências, valores e atitudes.
Espera-se que este estudo permita ampliar o conhecimento já existente sobre
o modo de conceber, produzir e aplicar materiais didácticos para implementar
um ensino de orientação CTS, assim como incentivar a produção de novos
materiais didácticos visando a exploração de outros temas CTS. Nowadays it is believed that science education should permit a better understanding of the world and of the existent interconnections of scientific and technological knowledge with the society. In this context, science education should deal with matters which concern Science, Technology and Society (STS). Science education, according to STS approaches, aims to promote learning in the scientific, technological and social domains from familiar and useful contexts, thus motivating and providing the students the tools to be and act as scientifically enlightened citizens. In order to do so, to resort to appropriate different activities and methodologies and to didactic materials which support them is fundamental. However, to this level, we find a generalized shortage that limits to some extent the implementation of the STS approaches. Bearing this in mind, the main goal of this study is the conception, production, validation and application of didactic materials to explore the theme “Water Quality”, according to STS approaches in the fourth year of Primary School. This theme was chosen considering the Science Curriculum, the Social and Environmental Studies program and the STS subject selection criteria. Also, attention was paid to approach a theme able to develop the critic comprehension of a near reality, making possible the student’s sensitization towards the necessity of a sustainable management of hydric resources. Regarding this study, the teacher, in this case also the researcher, conceived, produced and applied the following didactic materials: a Student’s Exercisebook, a Teacher’s Support Guideline, a Research Dossier, a Website, two films and PowerPoint presentations. The research had a qualitative nature. The direct observation and the students’ notes analysis were the means by which data was collected. The scores obtained with the students in relation to motivation, participation and the acquisition of competences, values and attitudes were very encouraging. We expect this study will allow the increase of existing knowledge about how to conceive, produce and apply didactic materials to implement STS orientation learning, as well as to stimulate the production of new ones which promote the exploration of other STS themes. |
Description: | Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4636 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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