Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4633
Title: | Interacção, emoção e aprendizagem |
Author: | Brás, Sandra Maria Nogueira da Costa |
Advisor: | Branco, Vasco A. |
Keywords: | Tecnologia educativa História da arte - Ensino multimédia Interacção homem-máquina Estratégias da aprendizagem - Estudos de caso Ensino básico 1º ciclo |
Defense Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho propõe uma abordagem aos sistemas multimédia
educativos baseada na relação entre a aprendizagem, a interacção no
contexto das interfaces gráficas e as emoções.
Os produtos multimédia com finalidades educativas para crianças nem sempre
fornecem um suporte válido para o desenvolvimento da criatividade, das
capacidades (cognitivas, perceptivo-motoras e emocionais) e para a aquisição
de conhecimento. De modo a cumprirem estas funções é necessário que
esses produtos sejam desenvolvidos com vista à integração das
necessidades, interesses e capacidades das crianças.
Partindo dos pressupostos que interfaces com diferentes paradigmas e estilos
de interacção produzem diferentes reacções emocionais nos utilizadores, e
que essas reacções emocionais interferem na aprendizagem, este projecto
procurou evidências desses pressupostos através de um estudo de caso para
o qual foi desenvolvido e testado um sistema multimédia vocacionado para o
ensino da História da Arte. The present work proposes an approach to multimedia educational systems based on the relationship between learning, interaction in the context of graphical interfaces and emotions. Educational multimedia systems, addressed for children, don’t always provide a valid support for the development of creativity, skills or knowledge acquisition. In order to fulfil these functions multimedia systems need to be developed aiming for the integration of children’s capacities and needs, as perceptive motor skills, cognitive and emotional skills. Assuming that interfaces with different paradigms and styles of interaction produce different emotional reactions in the users, and that these emotional responses interfere/interplay with learning, this project looked for evidences of this assumptions through a case study for which was developed and tested a multimedia system with a theme from Art History. |
Description: | Mestrado em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4633 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
213001.pdf | 17.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.