Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4603
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Carlos Manuel dos Santospt
dc.contributor.advisorSilva, Maria Paula de Brito Duartept
dc.contributor.authorMachado, Isabel Maria da Silvapt
dc.date.accessioned2011-12-16T16:00:47Z-
dc.date.available2011-12-16T16:00:47Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/4603-
dc.descriptionMestrado em Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovaçãopt
dc.description.abstractA divulgação de informação através da Internet tem tido um crescimento notável a nível mundial nos últimos anos, constituindo por isso um factor de inovação no acesso a informação, em particular, a informação estatística. Tendo como base as perspectivas e estratégias empresariais ao nível da inovação, os comportamentos humanos na pesquisa de informação e respectivos modelos, e o papel da Internet na divulgação da informação estatística, esta investigação pretende avaliar a utilização deste tipo de informação (difundida através da Internet) como suporte à gestão empresarial. Para o efeito, foi efectuada uma análise de Institutos estrangeiros de Estatística, nomeadamente o Statistics Netherlands e Statistics Canada, e um estudo de caso do Instituto Nacional de Estatística português. Em todos os casos foi feita uma avaliação dos serviços prestados através dos respectivos websites e posterior comparação entre os serviços STATLINE, CANSIM e INFOLINE prestados pelos institutos holandês, canadiano e português, respectivamente. Relativamente ao caso português recorreu-se ainda à implementação de um inquérito junto de empresas potenciais utilizadoras do serviço INFOLINE do INE. Os resultados sugerem que as empresas recorrem à Internet para recolher informação estatística sobre possíveis consumidores, sobres os seus concorrentes e sobre os mercados, no sentido de formularem/modificarem e apoiarem as suas estratégias de gestão.pt
dc.description.abstractInformation disclosure through the Internet has shown a remarkable and global increase in the last years, so that it is now a factor of innovation to access information, in particular, statistical information. Based on management perspectives and strategies concerning innovation, human behaviour as concerns information search and the respective models, and the Internet role in statistical information disclosure, this research aims at analysing the utilization of this kind of information (spread through the Internet) to support business management. Therefore, analyses of foreign National Institutes of Statistics, namely Statistics Netherlands and Statistics Canada, and a case study of the Portuguese National Statistical Institute (INE), have been made. In all cases, the services offered through their respective websites have been evaluated. A comparison between STATLINE, CANSIM and INFOLINE services, offered, respectively, by the Dutch, Canadian and Portuguese Institutes, has also been made. As concerns the Portuguese case, a survey on companies, potential users of the INFOLINE service, has been implemented. The results suggest that the companies use the Internet to gather statistical information about potential consumers, about their competitors and about the markets, in order to formulate/modify and support their management strategies.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão da informaçãopt
dc.subjectInformação estatísticapt
dc.subjectAcesso à informaçãopt
dc.subjectInternetpt
dc.subjectInovação tecnológicapt
dc.subjectGestão de empresas - Internetpt
dc.titleA Internet como factor de inovação no acesso a informação estatísticapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
201182.pdf3.02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.