Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4589
Title: A gestão da informação imagiológica na formação em radiologia
Author: Santos, Milton Rodrigues dos
Advisor: Rocha, Nelson Fernando Pacheco da
Keywords: Gestão da informação
Diagnóstico por imagem
Novas tecnologias da informação - Aplicações em medicina
Radiologia - Formação de pessoal técnico
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A evolução tecnológica vivida nas últimas décadas revolucionou o ambiente formativo e os recursos utilizados nos processos de ensino e aprendizagem. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para a disseminação de informação em ambiente educativo promoveu o surgimento de metodologias de ensino fortemente dependentes da tecnologia disponível. Esta evolução tecnológica repercutiu-se também na formação dos profissionais de imagiologia médica, nomeadamente dos técnicos de radiologia. A existência de sítios web com material formativo, a par com o crescente desenvolvimento da formação baseado em e-learning, tornaram o acesso a estes recursos de informação uma mais valia no processo educativo. Mas, a utilização de grande parte destes recursos implica que o utilizador conheça os conceitos adjacentes ao domínio do problema. Por outro lado, o utilizador tem, geralmente, dificuldade em obter uma perspectiva integrada. No âmbito no trabalho aqui apresentado, é proposto um modelo de informação genérico designado como Caso de Estudo (CE), o qual se pretende que seja a base para o desenvolvimento de sistemas de informação de suporte ao ensino da radiologia. O CE constitui o repositório de dados para o que foi definido um modelo de informação genérico que permite a utilização de narrativas de estudos de caso de forma integrada com outros conteúdos de apoio à formação em ambiente digital. O modelo de informação genérico é baseado nos conceitos entrada, colecção e item, os quais são estruturados segundo arquétipos. Estes conceitos foram validados a partir da informação que faz parte da narrativa de um estudo de caso em radiologia convencional.
The technological evolution lived in the last few decades have revolutionized the teaching/learning process and the used resources. The use of information and communication technologies for the information dissemination in learning scenarios has promoted the birth of new methodologies of teaching, strongly dependent of the available technology. This technological evolution had also effects in the formation of radiology professionals, such as x-ray technologists. The existence of sites with radiology formative material, along with the increasing development of the e-learning, makes the access to these new information resources, of a great importance for the teaching/learning process. However, the use of great part of these new resources is dependent of the user knowledge of the problem domain, and, on the other hand, these resources do not give an integrated perspective of the learning materials. This work pretends to propose a generic information model named Caso de Estudo (CE) that may be used on the construction of new information systems that will support radiology teaching and learning activities. The CE is a data repository and for that it was developed a generic information structure witch provides the utilization of a study case narrative integrated with other digital resources. The generic information structure is based on the concepts entry, collection, and item, which are organised by archetypes. These concepts were validated with the information of a conventional radiography case study narrative.
Description: Mestrado em Gestão da Informação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4589
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
212641.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.