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http://hdl.handle.net/10773/4575
Title: | Aprendizagem em ciência: a experiência e influência de uma visita de estudo escolar a um museu |
Author: | Barbeiro, Luís Filipe de Oliveira |
Advisor: | Trincão, Paulo Renato Pereira |
Keywords: | Ensino das ciências Viagens de estudo Educação informal Desenvolvimento individual |
Defense Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Das abordagens contemporâneas à aprendizagem em ciência em
contextos informais, surge a questão de investigação que conduz este
trabalho: “Que influência na aprendizagem em ciência tem uma visita de
estudo no aluno?” A presente investigação tem como pressuposto uma
definição multidimensional de aprendizagem, incluindo outras dimensões para
além da de conhecimento e compreensão, como a dimensão de capacidades,
de atitudes e opiniões, de acções e comportamentos, e ainda uma dimensão
intrapessoal e de envolvimento social, induzidas para este estudo a partir da
literatura. Desenvolveu-se para modelo orientador de recolha e análise de
dados uma adaptação do “Modelo Contextual de Aprendizagem”, que tem
como característica fundamental considerar a importância do contexto na
reflexão sobre a aprendizagem em ciência. Procedeu-se à adaptação deste
modelo, de forma a adequá-lo às particularidades de alunos em visita de
estudo, enquadrado no SMILES - School-Museum Integrated Learning
Experiences in Science. Este, implicou uma abordagem holística, encarando a
complexidade de factores que influenciam a aprendizagem como um colectivo
indissociável; e uma abordagem longitudinal, que compreende a aprendizagem
como um processo dinâmico que se desenrola ao longo do tempo e que não
está circunscrito a eventos singulares.
Considerou-se como metodologia o estudo de caso instrumental, de
carácter exploratório e descritivo – interpretativo. O caso concerne a uma
aluna a frequentar o sétimo ano de escolaridade em visita de estudo escolar a
um Centro de Ciência. Definiram-se e adaptaram-se os instrumentos de
recolha de dados; Entrevista qualitativa com uso de imagens; modelos e
tarefas de desenho; Observação participante não intrusiva através de
videogravação; e recolha de documentos. A entrevista ocorreu quatro dias
antes da visita, uma semana depois, e dois meses após esta; a videogravação
foi efectuada durante a visita de estudo. Para a análise e tratamento dos dados
de vídeo e textos transcritos utilizou-se a Análise de Conteúdo Qualitativa, a
Condensação e desenvolveu-se uma grelha de observação de Indicadores de
Envolvimento em Processos de Aprendizagem.
As principais conclusões desta investigação apontam para que:
- a aprendizagem está associada a uma interacção complexa entre
diversos factores referentes aos contextos pessoais, socioculturais e físicos; e
que todos estes múltiplos factores como um colectivo, e não individualmente,
influenciam o processo de aprendizagem;
- uma visita de estudo a um museu pode levar um aluno a construir
significado a partir desta, revelando desenvolvimento em múltiplas dimensões
da aprendizagem;
- os resultados de aprendizagem a curto prazo influenciam o percurso
de aprendizagem de ciências ao longo do tempo; evidenciando decréscimo,
afastamento das aprendizagens reveladas a curto prazo mas igualmente
saliência, reafirmação, aprofundamento e surgimento de novas aprendizagens. From the contemporary approaches to science learning in informal contexts, emerges the research question that drives this study: “What influence on a student’s science learning has a school trip?” This dissertation builds on a multidimensional definition of learning, including more dimensions besides the one of knowledge and understanding, like the dimension of skills, attitudes and opinions, actions and behaviours, and an intrapersonal, and social engagement dimensions. To guide the collection and analyses of data, an adaptation on the “Contextual Model of Learning” was developed. This model’s main feature is to consider the importance of context when reflecting on science learning. In order to adapt this model to the characteristics of students in school visits, the model SMILES - School-Museum Integrated Learning Experiences in Science, was taken into consideration. The adapted framework took a holistic approach, regarding the complexity of factors that influence learning as a collective, and a longitudinal approach, emerging from a conception of learning as a dynamic process that develops with time, not limited to single events. The methodology adopted was an instrumental case study, exploratory and descriptive-interpretative. The case was a female student, on the seventh grade, on a school trip to a science centre. The data collection instruments were chosen and adapted, qualitative interview with the use of images; models and drawing tasks; non intrusive participant observation through videorecording; and document collecting. The interview took place four days before the visit, one week after and two moths after. To analyse the data, video and dialogues, was used Qualitative Content Analysis and Condensation and a set of indicators of Engagement in Learning Processes. The main conclusions of this research study point to: - learning is related to a complex interaction between diverse factors referring to personal, sociocultural and physical contexts, and all this multiple factors influence the learning process as a collective, not individually; - a school visit to a museum can lead the student to make meaning from it, developing multiple dimensions of learning; - the short time learning outcomes influence the future pathway of science learning, leading to the fading of learning that took place in short term, but also to a reaffirmation and greater depth of learning and even the appearance of new learning. |
Description: | Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4575 |
Appears in Collections: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
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