Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/4564
Título: | Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EAD |
Autor: | Costa, Jacinta Helena Alves Lourenço Casimiro da |
Orientador: | Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves |
Palavras-chave: | Ensino multimédia Desenvolvimento da criatividade E-learning Psicologia da educação |
Data de Defesa: | 2006 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente estudo centra-se na temática da criatividade e,
mais especificamente, na verificação do exercício de
técnicas da criatividade como ferramentas de
desenvolvimento do processo criativo num ambiente de
aprendizagem on-line.
Pretendeu-se transpor técnicas da criatividade utilizadas
comummente no contexto de sala de aula para o
desenvolvimento da criatividade, para um ambiente de
aprendizagem on-line, analisando o impacto que estas
teriam na realização de um projecto pela sua integração no
início da sua execução.
Este projecto englobou duas metodologias de estudo para
atingir a finalidade e objectivos propostos – o estudo de
caso e a investigação-acção –, tratando-se ainda de um
estudo transversal. A análise e tratamento de dados foram
essencialmente de carácter qualitativo/interpretativo,
recorrendo-se também a dados quantitativos (de índole
eminentemente descritiva).
A investigação foi desenvolvida na Escola Superior de
Educação do Porto, do Instituto Politécnico do Porto. Os
participantes foram alunos do 4.º ano do curso de
Professores do 2.º ciclo do ensino básico, variante de
Educação Visual e Tecnológica, da disciplina de Design II,
que foram divididos em dois grupos para efeito de
realização do estudo.
Entre as várias técnicas da criatividade estudadas
pela investigadora, foram seleccionadas quatro,
consideradas como sendo convergentes com os dois
ambientes de aprendizagem – sala de aula e on-line
–, tendo ainda em linha de conta a sua coadunação
com o projecto de trabalho a ser desenvolvido pelos
participantes.
Da análise dos resultados deste estudo, realça-se
que foram encontradas diferenças entre a aplicação
das técnicas da criatividade escolhidas no contexto
de sala de aula e on-line, sendo os resultados mais
satisfatórios no primeiro. A alteração do contexto de
trabalho dos discentes com a sua inserção num
ambiente on-line, não se revelou como um factor
facilitador para o desenvolvimento da criatividade,
face a várias limitações. A integração de técnicas da
criatividade na elaboração dos projectos de ambos os
grupos de discentes, funcionaram como motores
indutores para aferir metodologias de estruturação e
organização dos seus procedimentos mentais e para
despoletar e desenvolver processos criativos. Os
trabalhos apresentados por estes discentes, quando
comparados com outros sem a introdução de
técnicas da criatividade, evidenciaram-se mais bem
desenvolvidos e criativos. The present study is centred on the theme of creativity and, more specifically, the verification of the exercise of creativity techniques as tools for the development of the creative process in an on-line learning environment. We aimed at transposing commonly used creativity techniques in the classroom context for the development of creativity towards an on-line learning environment, analysing the impact these techniques would produce in the development of a project by means of their integration at the beginning of the development of the project. The study involved two research methodologies to attain the proposed aim and goals – case study and action research –, and also assuming the character of a transversal study. Data analysis and treatment were essentially of qualitative/interpretive nature, but also considered quantitative data (for descriptive purposes). The study was conducted in Escola Superior de Educação of Oporto, Oporto Polytechnic Institute. Participants were 4th year students of the “licenciatura” teaching degree for the 2nd Cycle, Visual and Technological Education component, attending the subject of Design II, divided in two groups for the effect of the research study. From the various creativity techniques studied by the researcher four were selected, considering that they converged for both learning environments – classroom and on-line –, taking also into account their adequacy to the work project to be developed by the participants. From the analysis of the results of the study, we highlight the fact that we found differences between the application of the creativity techniques selected for both contexts, with more satisfactory results for the former one. The change in the work context of the students with their integration in an on-line environment did not reveal itself as a facilitating factor for the development of creativity, vis a vis several limitations. Integration of creativity techniques in the elaboration of the projects in both groups of students worked as inducing “engines” to assess structuring and organising methodologies for their mental processes and to trigger and develop creative processes. The projects presented by these students, when compared to others that were developed without the introduction of creativity techniques, proved to be better developed and creative. |
Descrição: | Mestrado em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4564 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
201742.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.