Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTavares, Josépt
dc.contributor.advisorWeir, Georgept
dc.contributor.authorSilva, Isabel Huet ept
dc.date.accessioned2011-12-15T10:27:19Z-
dc.date.available2011-12-15T10:27:19Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/4559-
dc.descriptionDoutoramento em Ciências da Educaçãopt
dc.description.abstractO Departamento de Ciências da Educação, juntamente com o Departamento de Informática e Telecomunicações da Universidade de Aveiro, tem vindo a desenvolver um trabalho de parceria com o Departamento de Informação e Ciências da Computação da Universidade de Strathclyde (UK) com o objectivo de fomentar o ensino e aprendizagem de cursos introdutórios à programação. Ambas as instituições pertencem ao Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras (ECIU), tendo como linhas orientadoras o desenvolvimento e implementação de novas formas de ensino, a formação e investigação; a afirmação de uma cultura inovadora nas universidades; a experimentação de novas formas de gestão e administração e a promoção do pensamento crítico (Menges, 1991). A presente tese discute o impacto que diferentes abordagens de ensino e organizações de curso podem ter nas práticas pedagógicas. Por outro lado, apresenta também uma meta-análise dos resultados relacionados com a prática pedagógica para a promoção das aprendizagens e do sucesso académico. No decorrer dos últimos três anos recolheram-se dados de origem qualitativa e quantitativa, nomeadamente, através de entrevistas, de questionários e de observação não participativa. Os diversos dados pretendem contribuir para uma melhor compreensão da organização dos diferentes cursos de introdução à programação e das abordagens de ensino e aprendizagem subjacentes. O estudo contou com a colaboração de vários docentes que contribuíram activamente para este, participando em reuniões e seminários, com o objectivo de promover a reflexão sobre aspectos relacionados com o ensino e aprendizagem, contribuindo, assim, para um aumento do sucesso académico. Durante este processo, investigadora e docentes foram reflectindo sobre métodos e estratégias de ensino, partilhando sugestões para uma reformulação dos cursos de introdução à programação. A percepção dos estudantes foi essencial para uma diferente visão, mais enriquecida, acerca desta temática.pt
dc.description.abstractThe Department of Educational Sciences and the Department of Electronic & Telecommunications at the University of Aveiro (Portugal) have been working together with the Department of Computer & Information Sciences at the University of Strathclyde (UK), with the aim of improving the teaching and learning of introductory programming courses. Both institutions belong to the ‘European Consortium of Innovative Universities’ (ECIU), with a commitment to ‘developing and implementing new forms of teaching, training, and research; to assuring an innovative culture within their walls; to experimenting with new forms of management and administration; and to sustaining and nurturing internationally-minded staff’ (Menges, 1991, p. 86). Over the past three years, data has been collected through interviews, questionnaires and class observation, to better understand the organisation of the different courses and approaches to teaching and learning. Members of academic staff have been actively involved in trying to enhance the students’ learning experience through reflection on teaching methods and trying new ideas to aid student success. During this process we have assimilated insights on teaching philosophies, methods and suggestions for course redesign. As an important piece of the ‘puzzle’, students also provided useful feedback on differing aspects of teaching and course organisation. This thesis discusses the impact that teaching philosophies and course organisation may have on best teaching practices. In addition, it presents a meta-analysis of the findings on the relevance of teaching practices for promoting students’ learning.pt
dc.description.sponsorshipFCTpt
dc.description.sponsorshipSPASHE - POCTI /CED/42716/2001pt
dc.description.sponsorshipFundação Calouste Gulbenkianpt
dc.language.isoengpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiências da educaçãopt
dc.subjectCiências da computaçãopt
dc.subjectProgramação - Ensino superior - Aveiro (Portugal)pt
dc.subjectProgramação - Ensino superior - Strathclyde (Grã-Bretanha)pt
dc.subjectOrganização dos cursospt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.subjectEstratégias da aprendizagem - Estudos de casopt
dc.subjectEducação comparadapt
dc.titleTeaching and academic success in higher education: case study: teaching and learning of programming at the Universities of Aveiro and Strathclydept
dc.title.alternativeDocência e sucesso académico no ensino superior: estudo de caso: o ensino e aprendizagem da programação nas Universidades de Aveiro e Strathclydept
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101131925-
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
199935.pdf3.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.