Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/4559
Título: | Teaching and academic success in higher education: case study: teaching and learning of programming at the Universities of Aveiro and Strathclyde |
Outros títulos: | Docência e sucesso académico no ensino superior: estudo de caso: o ensino e aprendizagem da programação nas Universidades de Aveiro e Strathclyde |
Autor: | Silva, Isabel Huet e |
Orientador: | Tavares, José Weir, George |
Palavras-chave: | Ciências da educação Ciências da computação Programação - Ensino superior - Aveiro (Portugal) Programação - Ensino superior - Strathclyde (Grã-Bretanha) Organização dos cursos Prática pedagógica Estratégias da aprendizagem - Estudos de caso Educação comparada |
Data de Defesa: | 2005 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O Departamento de Ciências da Educação, juntamente com o Departamento
de Informática e Telecomunicações da Universidade de Aveiro, tem vindo a
desenvolver um trabalho de parceria com o Departamento de Informação e
Ciências da Computação da Universidade de Strathclyde (UK) com o objectivo
de fomentar o ensino e aprendizagem de cursos introdutórios à programação.
Ambas as instituições pertencem ao Consórcio Europeu de Universidades
Inovadoras (ECIU), tendo como linhas orientadoras o desenvolvimento e
implementação de novas formas de ensino, a formação e investigação; a
afirmação de uma cultura inovadora nas universidades; a experimentação de
novas formas de gestão e administração e a promoção do pensamento crítico
(Menges, 1991).
A presente tese discute o impacto que diferentes abordagens de ensino e
organizações de curso podem ter nas práticas pedagógicas. Por outro lado,
apresenta também uma meta-análise dos resultados relacionados com a
prática pedagógica para a promoção das aprendizagens e do sucesso
académico.
No decorrer dos últimos três anos recolheram-se dados de origem qualitativa e
quantitativa, nomeadamente, através de entrevistas, de questionários e de
observação não participativa. Os diversos dados pretendem contribuir para
uma melhor compreensão da organização dos diferentes cursos de introdução
à programação e das abordagens de ensino e aprendizagem subjacentes. O
estudo contou com a colaboração de vários docentes que contribuíram
activamente para este, participando em reuniões e seminários, com o objectivo
de promover a reflexão sobre aspectos relacionados com o ensino e
aprendizagem, contribuindo, assim, para um aumento do sucesso académico.
Durante este processo, investigadora e docentes foram reflectindo sobre
métodos e estratégias de ensino, partilhando sugestões para uma
reformulação dos cursos de introdução à programação. A percepção dos
estudantes foi essencial para uma diferente visão, mais enriquecida, acerca
desta temática. The Department of Educational Sciences and the Department of Electronic & Telecommunications at the University of Aveiro (Portugal) have been working together with the Department of Computer & Information Sciences at the University of Strathclyde (UK), with the aim of improving the teaching and learning of introductory programming courses. Both institutions belong to the ‘European Consortium of Innovative Universities’ (ECIU), with a commitment to ‘developing and implementing new forms of teaching, training, and research; to assuring an innovative culture within their walls; to experimenting with new forms of management and administration; and to sustaining and nurturing internationally-minded staff’ (Menges, 1991, p. 86). Over the past three years, data has been collected through interviews, questionnaires and class observation, to better understand the organisation of the different courses and approaches to teaching and learning. Members of academic staff have been actively involved in trying to enhance the students’ learning experience through reflection on teaching methods and trying new ideas to aid student success. During this process we have assimilated insights on teaching philosophies, methods and suggestions for course redesign. As an important piece of the ‘puzzle’, students also provided useful feedback on differing aspects of teaching and course organisation. This thesis discusses the impact that teaching philosophies and course organisation may have on best teaching practices. In addition, it presents a meta-analysis of the findings on the relevance of teaching practices for promoting students’ learning. |
Descrição: | Doutoramento em Ciências da Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4559 |
Aparece nas coleções: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
199935.pdf | 3.78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.