Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/44483
Title: Experienciação da creche: um contributo para uma abordagem ecológica da adaptaçao da criança
Author: Portugal, Gabriela
Advisor: Tavares, José Pereira da Costa
Keywords: Creches
Acolhimento de crianças
Desenvolvimento das crianças
Adaptação dos alunos
Defense Date: 1995
Abstract: Experienciação da creche - um contributo para uma abordagem ecológica da "adaptação" da criança. Enquadramento teórico: No presente projecto pretende-se investigar a inter-relação contexto desenvolvimento, numa perspectiva ecológica do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner, 1979). Controlando variáveis teoricamente importantes e procurando justificações aceitáveis para as diferenças comportamentais encontradas, procura-se esclarecer que factores ou combinação de factores poderão colocar a criança em risco ou, pelo contrário, promover o seu bem estar, tendo em conta os diferentes contextos experienciados. Parte-se pois, da hipótese que o bem-estar e o desenvolvimento da criança dependem de determinados factores ou variáveis que integram a sua envolvente contextual. Tais factores ou variáveis compreendem: ( 1) Características da própria criança; (2) Elementos físicos ou materiais; (3) Actividades e relações inter-pessoais. Em suma, é dada atenção à estimulação física, cognitiva e socio-afectiva oferecida à criança. Através do estudo e análise de um determinado número de casos, explicita-se um corpus que permite inferir algumas conclusões esclarecedoras da realidade creche e suas implicações a nível do bem-estar da criança. Objectivos e caracterização do estudo: Especificamente, neste estudo pretende-se realizar uma análise comparativa de dois grupos de crianças (crianças com dificuldades e crianças sem dificuldades de "adaptação" à creche) caracterizando-as em termos de idade de entrada na creche, sexo, temperamento, caracterização do ambiente familiar e da creche, relação mãe-criança, bem-estar materno e saúde familiar e, avaliando os principais aspectos do seu desenvolvimento e bem-estar. Sem hipóteses estabelecidas a priori pretende-se verificar a possibilidade de definir configurações diferenciadas entre as crianças com dificuldades na "adaptação" à creche e as crianças sem dificuldades na "adaptação". Nesse caso, poder-se-á descrever hipóteses explicativas e compreensivas dessa realidade o que a acontecer permitirá definir projectos e/ou atitudes promotoras do bem-estar e desenvolvimento da criança, eventualmente modelados a posteriori de acordo com a individualidade de cada situação particular. O grupo das crianças em estudo foi escolhido de acordo com a informação dos educadores ou adultos auxiliares que trabalhavam com as crianças, em 14 centros do distrito de Aveiro. Com base na informação destes adultos acerca do comportamento das crianças com idades compreendidas entre os 12 e 24 meses no início do ano lectivo de 91/92, estas eram classificadas como exibindo problemas ou não na experienciação do contexto creche. Foram então selecionados um grupo de 21 crianças com dificuldades e um outro grupo de 21 crianças sem dificuldades. Análise metodológica: Com base nas variáveis em estudo (variáveis descritivas da criança, família e creche) e nos indivíduos em estudo construiu-se um quadro de dados que foi submetido à análise estatística multivariada, utilizando-se a análise factorial de correspondências e análise classificatória hierárquica. Procedeu-se ainda a estudo de casos. Conclusões: O estudo efectuado permitiu pôr em destaque, entre vários outros aspectos, que a "adaptação" à creche é globalmente função: (1) relação mãe-criança, bem-estar materno, nível educacional e profissional parental; (2) nível de desenvolvimento da criança, temperamento, sexo e tipo de acolhimento durante o primeiro ano de vida da criança; (3) qualidade da creche.
Experiencing the creche - Aids for an ecological comprehension of children adaptativeness to the creche. Objectives and Characterization of the Study: The main objective of this study is to carry out a comparative analysis of two groups of children (children with difficulties and children without difficulties of adaptation to the creche), characterizing them in terms of age of entry to the creche, sex, temperament, characterization of their home environment and that of the creche, mother-child relationship, household health and maternal well-being. The main aspects of children's well-being and development are also evaluated. Without an established a priori hypothesis, the project attempts to verify the possibility of defining different configurations of children with and without "difficulties of adaptation" to the creche. This would make it possible to make an explicative and comprehensible hypothesis about the reality of the different configurations of adaptation and would lead to the definition of projected ideas and/or attitudes which are related to the well being and development of the child, which may eventually be modeled a posteriori in accordance with the individuality of each case. The group of children was chosen according to the infomation of educators who work with the children throughout 14 centers in the district of Aveiro (Portugal). Using the infomation, attained from tie educators, concerning the behaviour of the children, who were aged between 12 and 24 months at the beggining of the academic year 91/92, they were classified as exhibiting problems or not with the creche situation. Two groups were then selected: a group of 21 children with adaptation difficulties and a group of 21 children not exhibiting adaptation difficulties. Methodological Analysis: Using as a base the variables of the study (ie, descriptive variables of the child, family and the creche) and the individuals being studied, a framework of data was submitted for multivariated statistical analysis using factorial analysis of correspondences, hierarchic classification. Individual cases were also studied. Conclusions: The study carried out showed that children's adaptativeness to the creche is largely a function of (1) The mother-child relationship, maternal well-being, the level of educational and profession of the parents; (2) The level of development, sex and temperament of the child, and type of welcome received during the first year of the child's life; (3) The quality of the creche.
URI: http://hdl.handle.net/10773/44483
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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